Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Bento Gonçalves vai criar Guarda Municipal

por Jeferson Ageitos

Concurso público prevê abertura de 20 vagas; inscrições serão encerradas na próxima segunda-feira (13)

Foto: Divulgação Gustavo Bottega

A Prefeitura de Bento Gonçalves pretende criar uma Guarda Municipal para dar apoio nas ações de segurança no Município. O primeiro concurso público para o cargo prevê a abertura de 20 vagas; uma delas para pessoa com deficiência. Também há previsão de cadastro reserva. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (13).

O secretário municipal de segurança de Bento Gonçalves, José Paulo Marinho, afirma que os guardas vão dar apoio à Polícia Militar. Um dos focos será reduzir o número de homicídios no município que tem cerca de 115 mil habitantes e recebe aproximadamente 1,5 milhão de turistas por ano. “Queremos potencializar a presença física dos agentes de segurança na via pública, trabalhando em parceria com a Brigada Militar. Não é uma ocupação de espaço, mas um compartilhamento de locais onde podemos (os guardas municipais) estar, como áreas turísticas, enquanto a Brigada pode fazer combate mais efetivo em locais onde está concentrado esse número de homicídios”, afirma.

Na noite dessa terça-feira (07), um jovem de 20 anos foi morto a tiros no bairro Ouro Verde, considerado um dos mais perigosos da cidade. Foi o 30º assassinato do ano. Em 2017, 34 homicídios foram registrados, em todo o ano. De acordo com informações da Secretaria de Segurança, os bairros Municipal e Zatt também tem grande concentração de crimes violentos.

Em entrevista ao programa Conectado dessa quarta-feira (08), o secretário disse que o valor a ser investido na criação da Guarda Municipal deverá ser acertado até setembro, quando o Município vai finalizar o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019. Segundo Marinho, o orçamento já vai prever o pagamento dos salários dos novos servidores e também a compra de viaturas e armas. “Estamos ajustando os valores. Tudo isso vai depender de um processo licitatório, mas nós teremos condições de atender a essa demanda. Não faríamos um concurso, não criaríamos uma estrutura sem o aporte necessário para atender a comunidade”, garantiu.

Para concorrer a uma das vagas do concurso, é preciso ter Ensino Médio completo. A inscrição custa R$ 100. A carga horária será de 40 horas semanais e o vencimento básico de R$ 3,2 mil.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição. A prova escrita será realizada no dia 16 de setembro. A prova de aptidão física está prevista para 20 de outubro. Os guardas municipais deverão começar a trabalhar nas ruas em março de 2019.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais