Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Rio Grande do Sul fecha primeiro semestre de 2023 com queda nos índices de criminalidade

por Daniel Lucas Rodrigues

O estado teve redução nos indicadores de crimes violentos no período

Foto: Gabriel Centeno/Ascom SSP

O Rio Grande do Sul fechou o primeiro semestre de 2023 com reduções de crimes violentos letais no Estado e demais indicadores criminais. Conforme dados divulgados nesta semana pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), de janeiro a junho, o estado registrou queda nos casos de feminicídio, latrocínio, roubos de veículos, crimes ao transporte público e abigeato.

Com relação aos feminicídios, os casos seguem a curva descendente pelo terceiro mês consecutivo no Estado. Em junho, foram seis casos contra 11, registrando uma queda de 45%, em relação a junho de 2022. Já no primeiro semestre, a redução dos feminicídios chegou a 32%, ante igual período do ano passado.

Segundo o governo estadual, essa diminuição é resultado de uma série de ações adotadas pela secretaria e vinculadas para combater um dos crimes mais desafiadores da segurança pública, como a implementação do projeto do Monitoramento do Agressor, que acompanha o passo a passo de agressores de violência doméstica através de tornozeleiras eletrônicas específicas. O programa iniciou em Porto Alegre e Canoas e será expandido, de forma gradual, para todo o Estado com a instalação de 2 mil equipamentos. Também houve fortalecimento das ações da Delegacia Online da Mulher e expansão das Salas das Margaridas, que chegaram a 77 unidades no Estado, com espaços especializados para atendimento e acolhimento de vítimas de violência doméstica.

Durante o semestre, o Estado ainda registrou em maio o menor número de homicídios para qualquer mês desde o início da série histórica em 2010. Com reforço da segurança, junho também acompanhou a retração dos indicadores, com queda de 7,5%.

No caso dos latrocínios, o semestre fechou em queda de 17%, ante igual período de 2022. Ao todo, foram computadas 24 ocorrências de janeiro a junho desde ano. No mês passado, foram dois casos a mais em comparação com junho de 2022. 

Em função de sucessivas quedas mês a mês, os roubos de veículos também fecharam o semestre com uma redução de 10% no Estado, em relação ao mesmo período de 2022. Pelo sexto ano consecutivo o primeiro semestre segue em declínio nos casos de roubo de veículos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais