Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Casa Fonte Colombo está engajada na Campanha Dia Mundial de Luta Contra a Aids

por Ivan Sgarabotto

Ação nacional visa incentivar ao tratamento as pessoas que se descobrem portadoras do HIV

Foto: Sham Hardy / CC

Neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, A Casa Fonte Colombo - Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva - HIV, mantida pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre (RS), está presente e engajada na Campanha Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lançada nesta terça-feira, 29, na sede da CNBB, em Brasília (DF), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB em parceria com o Departamento das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

 A campanha será realizada pelos agentes da Pastoral da Aids e de outras pastorais nas dioceses do Brasil, a partir do dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. Entre os principais objetivos estão: sensibilizar a população para buscar o diagnóstico precoce para o HIV; e acompanhar e apoiar as pessoas que se descobrem portadoras do HIV na realização do tratamento precoce, para evitar o adoecimento e ter uma melhor qualidade de vida.

Pelos dados do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde publicado em 2015, o crescimento de AIDS atinge especialmente a juventude (15 a 24 anos). De 2005 a 2014, a taxa de detecção de casos de AIDS entre aqueles com 15 a 19 anos mais que triplicou (de 2,1 para 6,7 casos por 100 mil habitantes) e entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa quase dobrou (de 16,0 para 30,3 casos por 100 mil habitantes).

A maior concentração de casos no Brasil está em indivíduos com idade entre 25 e 39 anos. Em média são registrados 40 mil novos casos por ano no Brasil, sendo destes 8,5 mil na região Sul. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, 35% das novas infecções pelo HIV no mundo ocorreram em jovens com idades entre 15 e 24 anos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais