Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Funcionários de frigorífico com surto da Covid-19, em Caxias, e seus familiares são monitorados pela Secretaria da Saúde

por Isadora Helena Martins

Conselho Municipal da Saúde pode pedir interdição da empresa até que disseminação da doença seja controlada. JBS se manifestou por meio de nota e afirmou que todas as medidas de prevenção são adotadas em suas unidades.

Foto: Divulgação

A notícia do primeiro surto da Covid-19 em Caxias do Sul, confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde na noite desta sexta-feira (29), acendeu o alerta para a importância do cumprimento do protocolo de contingência, monitoramento e testagem da população. O fato foi registrado no frigorífico da JBS, na unidade localizada em Ana Rech. Doze funcionários testaram positivo para a doença.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, a pasta já estava monitorando a empresa: “Vamos chamar eles para uma reunião, vamos apresentar o plano de contingência que eles já devem estar aplicando. Segunda-feira vamos ter a reunião para eles nos apresentarem esse plano”.

O titular da pasta ainda afirmou que será feito um monitoramento dos funcionários e dos seus familiares. “Vamos fazer o monitoramento como qualquer pessoa que testou positivo. Vai ser feito o acompanhamento desses familiares dos pacientes que testaram positivo, todos vão fazer o isolamento domiciliar e se mais alguém apresentar os sintomas vamos fazer o teste”. Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, Castro disse que todos os funcionários do setor dos colaboradores que testaram positivo para Covid-19 também vão fazer o exame.  

Questionado sobre o seguimento do funcionamento da empresa mesmo com a constatação do surto, o secretário respondeu: “O plano de contingência deles já deve ter iniciado. E a Secretaria da Saúde não fecha empresa, quem fecha empresa é o Ministério Público e o Ministério do Trabalho”. Ouça a entrevista AQUI.

Nenhum dos funcionários que testou positivo se encontra em estado grave ou precisou de internação. Todos estão em isolamento domiciliar com quadro de saúde estável. Mas, o secretário da saúde afirmou que a pasta continuará fazendo o monitoramento.

Conselho Municipal da Saúde pode solicitar interdição do frigorífico até contenção da doença  

O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Alexandre de Almeida Silva, disse em entrevista na Tua Rádio São Francisco que o órgão deve encaminhar uma resolução para o Ministério do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho, para pedir a interdição da empresa até que ela consiga colocar em prática um plano para evitar a disseminação do coronavírus dentro da fábrica. “A empresa está em inspeção há meses já e se comprova que ela não está conseguindo, de forma concreta, combater a Covid-19 dentro da própria empresa. Então o Conselho aguarda agora a Mesa Diretora para encaminhar uma resolução para o Ministério Público e órgãos competentes, que tenham como intervir na empresa até que ela consiga conter a doença”. O presidente do Conselho também afirmou que a entidade vai solicitar que o frigorífico se responsabilize pela testagem dos seus funcionários e familiares. Ouça a entrevista AQUI. 

JBS declara que aplica plano para prevenir Covid-19   

Procurada pela reportagem, a empresa JBS se manifestou por meio de nota e afirmou que já possui um plano de contingência para o coronavírus:

A JBS informa que desde o início da pandemia no Brasil tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, segurança e proteção dos seus mais de 130 mil colaboradores para o enfrentamento à Covid-19 em todas suas unidades.

Tão logo teve a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em sua planta de Ana Rech (RS), a empresa seguiu com todas as medidas previstas em seu protocolo - afastando todos os casos com indicação médica e monitorando 100% dos demais colaboradores. Entre as medidas previstas também estão a desinfecção geral da unidade.

A Companhia vem atuando em conjunto com as autoridades públicas e suas ações seguem as recomendações dos órgãos de saúde e também do protocolo dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia. A JBS contratou especialistas do Hospital Albert Einstein e de médicos infectologistas para apoiar na construção das medidas de prevenção e na proteção aos seus colaboradores – saiba mais no link: https://jbs.com.br/comunicacao/covid-19-principais-medidas-de-protecao/  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais