Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal é lançado em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Projeto de lei objetiva identificar os índices de mortalidade e verificar os aspectos ligados à assistência

Foto: Ícaro de Campos

Foi lançado na manhã desta sexta-feira, 29, no Salão Nobre do Centro Administrativo, o Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. O projeto de lei, de autoria do Executivo, objetiva identificar os reais índices de mortalidade materna, infantil e fetal; verificar os aspectos ligados à assistência pré-natal, ao parto, ao aborto, incluindo aspectos institucionais, sociais, econômicos e culturais; pesquisar e identificar as principais causas e assessorar instituições sobre a temática.
 

Na ocasião, o Prefeito Alceu Barbosa Velho entregou a portaria de nomeação aos 11 membros titulares e suplentes integrantes do Comitê, parabenizou às equipes da Secretaria da Saúde pelo trabalho realizado e ressaltou que a rede de saúde do Município é de excelência.

O diretor de Políticas e Programas de Saúde e diretor técnico da Atenção à Saúde da Mulher, Dino de Lorenzi, apresentou os índices de nascimentos e mortalidade materno, fetal e infantil de Caxias do Sul, traçando um comparativo com o observado no Brasil. Para ele, tais taxas de mortalidade se constituem em indicadores importantes de avaliação de um sistema de saúde, refletindo a sua organização, grau de investimento, eficiência e efetividade. Segundo informações repassadas, em 2014, foram registrados três óbitos maternos, 49 fetais e 78 infantis. Nesse mesmo ano, foram registrados 6.351 nascidos vivos em Caxias do Sul.

O referido Comitê visa mobilizar atores e instituições envolvidas na assistência materno-infantil na redução das taxas de mortalidade, além de identificar e analisar os referidos casos, classificando-os em evitáveis ou inevitáveis e, principalmente, propor medidas de prevenção, incluindo medidas educativas/informativas, bem como assistenciais.

Para isso, as estratégias adotadas pela Secretaria da Saúde para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal consiste em confeccionar um novo cartão da gestante, promover capacitações, parcerias e material informativo sobre o pré-natal, mais aproximação técnica com maternidades e idealizar o Programa de Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil e qualificação da assistência materno-infantil – Projeto PROVIDA Caxias.

Fazem parte do Comitê as seguintes instituições: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade de Caxias do Sul, Faculdade Fátima, Faculdade da Serra Gaúcha, Conselho Regional de Medicina, todos os hospitais do Município, a Secretaria Municipal da Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Procuradoria-Geral do Município.

Conheça os empossados:

Hospital Pompéia

T: André Chiaradia

S: Mônica Camazzato Madeira

Hospital Virvi Ramos

T: Anselmo Gallio

S: Valéria Scur

Hospital Unimed

T: Monica Lopes de Oliveira

S: Bianca Lessa

Hospital Geral

T: Fernanda dos Santos Grossi

S: Breno Fauth de Araújo

Hospital Saúde

T: Daiane Todeschini

S: Lurdes Menegola

Hospital do Círculo

T: Lidiane Basso Bertolini

S: Mariutcha Castro Freitas

SMS

T: Dino Roberto Soares De Lorenzi

S: Cláudia Patrícia Malta Panno de Oliveira

Conselho Municipal da Saúde

T: Deise Vieira

S: Maria Neli Oliveira

Procuradoria Geral do Município

T: Liana Danna Letti 

S: Ana Paula da Costa

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

T: Márcia Regina Maradona Rosa 

S: Ágata Maria Tonietto

FSG

T: Nelson Felipe de Vargas

S: Valeria Alves Paz Forner

Faculdade Fátima

T: Elizete Schmidt Colognese

S: Maicon Zanadrea

UCS

T: Rosangela Boff

S: Tanara Leonardelli Michielin

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais