Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Prefeitura caxiense lançará protocolo municipal para como órgãos de saúde devem lidar com casos de Coronavírus

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Documento deve constar orientações do Ministério da Saúde. Não há alguma ocorrência da doença na cidade

Foto: EBC/Divulgação

O novo Coronavírus atinge mais de oito mil pessoas de 19 diferentes países do mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que nove casos suspeitos chegaram em seis estados. Três em São Paulo, dois em Santa Catarina, um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro, um no Paraná e um no Ceará. Pensando na possibilidade de alguma ocorrência em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prepara um protocolo interno para como os profissionais da área devem lidar com suspeitas do vírus na cidade.

O documento foi baseado nas orientações passadas pelo Ministério da Saúde, que envolve desde a identificação de um caso de Coronavírus até as medidas que devem ser tomados se alguém apresentar sintomas da doença. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Andréa Dal Bó, explica uma das determinações que constam no protocolo. “A orientação é que tenhamos definição de caso provável, suspeito, confirmado ou descartado. Quando suspeitamos de alguém com Coronavírus, visualizamos se a pessoa tem febre, possui alguns sintomas respiratórios ou foi para um local de transmissão, que hoje pelo Ministério da Saúde é a China. ”

Entre outras providências, a norma pede que, se haja um caso suspeito, o paciente deve ficar em quarentena, ser avaliado e, por último, encaminhado a um hospital de referência em isolamento e tratamento.  Dal Bó expõe que o único local padrão no Rio Grande do Sul para situações como essa é o Hospital Conceição, em Porto Alegre. “O Ministério [da Saúde] pede que seja um quarto de isolamento, mas não existe solicitação para um com pressão negativa, que é um filtro especial. Nós não temos leito para isso em Caxias do Sul, o único lugar do Estado do RS é o [Hospital] Conceição. ”

O protocolo ainda detalha como deve ser realizado o atendimento hospitalar. Segundo consta, se o paciente for acompanhado em domicílio ou em um hospital, é necessária a coleta do material genético para determinar se não é o vírus Influenza, que causa a gripe. Descartada a possibilidade, é encaminhado para uma pesquisa que irá ver a probabilidade de ser o Coronavírus.

A coordenadora da vigilância também explica que o documento traz formas de prevenção para a doença. “A prevenção, como não temos casos confirmados de Coronavirus, é a mesma que segue para a Influenza. No caso de ocorrência de tosse e sintomas respiratórios, procurar usar lenço, evitar aglomerações ou higienizar as mãos com álcool em gel. ”

Conforme Dal Bó, o protocolo é constantemente atualizado. O próximo passo é encaminhar as orientações para os hospitais da cidade, aos órgãos de saúde municipal e para as empresas de Caxias do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais