Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Voluntários de Caxias participarão de projeto que busca prevenir e atenuar a progressão da Doença de Alzheimer

por Pablo Ribeiro

Convênio entre Secretaria da Saúde e UFRGS viabiliza compra de equipamento para detecção precoce de Alzheimer

Foto: Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (SES)/Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) firmou, nesta quarta-feira (20/12), convênio pioneiro com a Fundação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) para compra de equipamento para detecção precoce de Alzheimer. Por meio do Programa Avançar, o contrato prevê o repasse de R$ 1,4 milhão do governo do Estado para a aquisição de um novo dispositivo que será essencial para o desenvolvimento de estudo com abrangência estadual. A médio prazo, o objetivo é utilizar os dados científicos para implementar um plano nacional de diagnóstico precoce da doença de Alzheimer no Sistema Único de Saúde (SUS).

Coordenado pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ICBS/UFRGS), em parceria com o Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o projeto busca prevenir e atenuar a progressão da Doença de Alzheimer antes do aparecimento de sintomas, identificando fatores de risco. O equipamento, chamado de Elisa Ultrassensível (Simoa® HD-X Analyzer da empresa Quanterix), possibilitará determinar biomarcadores positivos da doença em indivíduos neurologicamente saudáveis.

A primeira fase do estudo consiste na coleta de sangue de 3 mil voluntários e será a base para o acompanhamento da pesquisa. Os voluntários são oriundos de 10 cidades gaúchas: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo, Uruguaiana e Veranópolis.

De acordo com o pesquisador responsável pelo projeto, Eduardo Zimmer, esses marcadores específicos poderão indicar o risco para desenvolvimento de Alzheimer em pessoas que ainda não apresentam predisposição aparente.

O objetivo central é que o estudo, coordenado pelo ICBS/UFRGS, resulte em um exame disponibilizado à população, tornando-se alicerce para o desenvolvimento de um plano nacional focado no assunto pelo SUS. Além disso, o projeto também tem o intuito de reduzir o custo do diagnóstico precoce e o subdiagnóstico de demências na atenção primária, contribuindo com a qualidade de vida de indivíduos idosos.

Estudos baseados na literatura da América do Norte e da Europa apontam a hipótese de que aproximadamente 25% a 30% da população idosa pode ser positiva para esses marcadores que indicam maior risco para desenvolvimento do Alzheimer. Tendo em vista as estatísticas de envelhecimento da população nacional e, especialmente, gaúcha, o assunto tornou-se prioridade para a gestão estadual. Para o governo do Estado, estimativas sobre a quantidade de usuários que podem vir a necessitar de cuidados pelo SUS em relação ao Alzheimer são pauta para o planejamento da Secretaria da Saúde nos próximos anos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais