Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Quarto mutirão de consultas especializadas oferece mais de 600 atendimentos neste domingo (1º)

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Ação ocorre no Centro de Especialidades em Saúde (CES), das 8h ás 17h, em Caxias do Sul

Foto: Adriano Chaves/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste domingo (1°/12), o quarto mutirão de consultas especializadas, em Caxias do Sul. A ação vai disponibilizar 628 atendimentos de saúde, das 8h ás 17h, no Centro de Especialidades em Saúde (CES), localizado na Rua Sinimbu, n° 2.231, bairro Centro.

A comunidade será atendida em oito especialidades, com 164 consultas na área da cardiologia, 80 na gastroenterologia, 72 na ortopedia, 32 na dermatologia, 16 na neurologia e reumatologia, além de 48 avaliações médicas na fonoaudiologia e 200 na psicologia. A diretora de Especialidades do Município, Nicole Golin, explica que os atendimentos serão oferecidos ás pessoas que agendaram com antecedência, uma vez que o órgão não possui estrutura para fornecer exames sem marcar horário.

A novidade para a quarta edição fica pelo fornecimento de vacinas para adultos. O setor de Vigilância Epidemiológica vai disponibilizar imunizações contra a Hepatite B e a Tríplice Viral, que envolve sarampo, caxumba e rubéola. A primeira vacina será aplicada em adultos que não possuem registro vacinal, já a segunda será direcionada para faixa etária dos 20 aos 29 anos, que também não tenham comprovação.

Testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, Sífilis e Hepatite B e C, serão disponibilizados. A Farmácia Básica de Saúde estará aberta aos usuários que desejam retirar suas medicações. Conforme Golin, nessas três ações a comunidade poderá ir sem agendar horário.[]

Ela ainda afirma que o mutirão é importante para diminuir as listas de espera da rede básica de saúde, além de ressaltar que oferecer a ação no final de semana possibilita que as pessoas não faltem trabalho.

Essa é a quarta edição do mutirão de consultas especializadas. Aproximadamente 1,5 mil usuários foram atendidos por meio da ação, impactando na diminuição de 80% da lista de espera para ortopedia e neurologia.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais