Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

UBS Serrano, em Caxias do Sul, recebe projeto de medicina tradicional chinesa

por Isadora Helena Martins

Ação incentiva que a população utilize plantas medicinais para prevenção e tratamento de doenças

Foto: NATIELEN TEGNER

A Unidade Básica de Saúde do bairro Serrano, em Caxias do Sul, lança nesta sexta-feira, 31, o Relógio das Plantas Medicinais no Corpo Humano. O objetivo é estimular a comunidade a usar adequadamente as plantas para prevenção e tratamento de doenças, além da manutenção do bem-estar.

A atividade ocorre a partir das 14h, na Igreja da Pastoral, localizada na rua Silvino Paulino Birk, n° 1.250. Haverá acolhida, dinâmica de respiração, roda de conversa sobre o tema com profissionais da saúde, visita ao Relógio e confraternização, com encerramento previsto para as 16h30. O projeto é baseado nos ensinamentos da medicina tradicional chinesa e tem o apoio da a Pastoral do Pão, Pastoral da Criança, Associação de Moradores do Bairro Serrano e Conselho Local de Saúde.

O projeto

A teoria do Relógio Biológico Chinês afirma haver um horário mais adequado para se tratar cada parte do corpo humano. As plantas medicinais foram aliadas a esta teoria. Beatriz Saling Vieira, gerente da UBS Serrano, explica que ervas específicas foram plantadas e cultivadas em 12 canteiros em formato de um relógio, que recomenda, por exemplo, cuidar do estômago pela manhã, por meio do uso de manjericão ou camomila. Conforme a medicina tradicional chinesa, esse seria o horário em que o órgão está mais ativo, respondendo de forma mais eficaz ao efeito das plantas.

Além da UBS Serrano, a unidade do bairro São Caetano também já tem o Relógio das Plantas Medicinais no Corpo Humano, assim como a comunidade do Vila Ipê, que cultiva o relógio dentro da horta comunitária do bairro. Segundo Clarise Pereira da Silva, assistente social da Secretaria Municipal da Saúde, o projeto também está sendo expandido às comunidades atendidas pelas UBSs Santa Fé e Belo Horizonte.

O projeto Plantas Medicinais no Relógio do Corpo Humano é uma das iniciativas da comissão que trabalha com a implantação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, em Caxias do Sul, desde 2006.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais