Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Outubro Rosa: ações voltadas à luta contra o câncer de mama ocorrem em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Palestras, oficinas e Campanha Touca Solidária integram a programação

Foto: Divulgação

A programação do Outubro Rosa 2018 inicia nesta segunda-feira, 1º, em Caxias do Sul. A Prefeitura Municipal, em parceria com diversos apoiadores, realiza durante todo o mês, atividades voltadas ao movimento internacional de luta contra o câncer de mama. A solenidade de abertura será realizada no auditório do Centro Administrativo a partir das 17h30, com a presença de secretários municipais, fundações e representantes de instituições ligadas à saúde da mulher e comunidade.  

Na oportunidade haverá uma palestra sobre prevenção e autocuidado com o mastologista Fernando Vivian, diretor técnico do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde. Ao anoitecer terá estreia da iluminação cor-de-rosa no prédio da secretaria e no chafariz da Praça Dante Alighieri, que permanecerão iluminados durante o mês de outubro.

Entre as ações está a abertura das Unidades Básicas de Saúde no sábado, 20 de outubro, das 9h30 às 16h, exclusivamente para atendimento às mulheres, com solicitação de mamografia, coleta de exame citopatológico e oficinas de promoção à saúde. Também haverá a terceira edição da Campanha Touca Solidária, que arrecada durante todo o mês, toucas, acessórios para cabelo para doação às mulheres em tratamento contra o câncer.

O Hospital Geral irá promover diversas oficinas abertas à comunidade. A Associação Virvi Ramos fará uma palestra sobre autoimagem no dia 19 de outubro. A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer está mobilizada para uma caminhada de conscientização no dia 21.

Números do Câncer de Mama em Caxias

Em Caxias do Sul, no ano passado, 72 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama. O Programa Municipal de Vigilância e Detecção Precoce do Câncer de Mama monitora usuárias do Sistema Único de Saúde que se submeteram a exames preventivos cujos resultados apresentaram forte suspeita desse tipo de tumor. Atualmente, 1.034 pacientes são monitoradas pelo Vigimama. Das mulheres cadastradas e diagnosticadas com câncer, 34,64% têm menos de 50 anos de idade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais