Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Arroio do Sal ainda registra entrada de turistas em meio à pandemia, diz secretário da saúde do município

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

A praia é um dos maiores destinos da população da Serra Gaúcha no veraneio. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, Diego Feldmann conta que a cidade não possui estrutura de saúde para receber uma grande demanda de pessoas de outras localidades

Foto: Prefeitura de Arroio do Sal/Divulgação

Em março, a Secretaria da Saúde de Arroio do Sal solicitou que a população da Serra Gaúcha não fosse à cidade em meio à pandemia da Covid-19. A praia de cerca de 10 mil habitantes registrava pessoas descendo para o litoral e, segundo o titular da pasta Diego Feldmann, o local não teria estrutura para atender a população além dos moradores.

Um mês depois, o município ainda recebe pessoas de outras localidades do Rio Grande do Sul. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o secretário Feldmann afirma que foram contabilizados mais de 15 mil cartões SUS, o que mostraria um aumento de residentes. Ele coloca que, mesmo assim, foi uma baixa procura da população da Região Metropolitana de Porto Alegre e da Serra Gaúcha. Porém, conta que na Páscoa, no dia 12 de abril, houve um crescimento significativo de turistas.

Muitos moradores de Caxias do Sul possuem casa em Arroio do Sal. Ele contou que não há um controle de fiscalização para entrada de pessoas na cidade, uma vez que o ato seria inconstitucional por interferir no direito de ir e vir. Feldmann ressalta, em primeira mão, que a prefeitura planeja um decreto obrigando o uso de máscaras dentro dos estabelecimentos comerciais.

“Estamos lançando decreto hoje ao final da tarde, ou no mais tardar amanhã, o uso obrigatório de máscaras dentro do comércio. Vamos tomar um passo um pouco mais rígido, mas não como Florianópolis que colocou que na rua é obrigatória a utilização.”, afirma.

O secretário conta como a estrutura da saúde do município se prepara para esse recebimento de moradores de outras cidades. Segundo ele, há um Pronto-Atendimento 24h para receber pessoas que passam pela praia. Para os residentes, há quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estruturadas para atender sintomas com gripe, em combate à Covid-19. Com isso, foram suspensas as consultas eletivas.

“Para a nossa população, até 30% conseguimos atender, mas, se tiver uma demanda maior, não conseguiremos.”, relata.

Azevedo ainda falou sobre a situação da beira-mar, uma vez que muitas pessoas se aglomeram neste local. Atualmente, Arroio do Sal possui dois casos confirmados, com um óbito e um curado, nenhum suspeito e 18 descartados.

Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista completa concedida para a jornalista Rosângela Magalhães e o repórter Rodrigo Fischer.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais