Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Caxias do Sul segue na bandeira vermelha até 04 de janeiro

por Isadora Helena Martins

Aumento de internações em UTI Covid e do número de óbitos contribuíram para a manutenção do risco epidemiológico alto para a doença

Foto: Divulgação / Governo do RS

A região da Serra Gaúcha, incluindo Caxias do Sul, foi classificada novamente na Bandeira Vermelha no mapa preliminar do Modelo de Distanciamento do Governo do Estado. As regras são válidas até 04 de janeiro de 2021. No feriado de Natal (25), o Estado divulgou a situação das regiões por volta das 19h.

Segundo informações do Comitê de Dados, responsável pela elaboração do mapa do Distanciamento Controlado, os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias reduziram em 24%, passando de 207 para 157 na macrorregião e região Covid de Caxias do Sul. Com relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave, enquanto há 7 dias havia 157 internados, a quantidade de pacientes aumentou para 158 no último dia. No caso de leitos clínicos, o número de pacientes passou de 190 para 205, um crescimento de 8%. E com relação aos internados por Covid-19 em leitos de UTI, o crescimento foi de 11%, passando de 122 para 136 pacientes. O número de óbitos também teve alta com o registro de 53 óbitos nos últimos sete dias. Houve aumento de 26% em relação aos registrados na semana anterior (42 óbitos).

Conforme informações da prefeitura, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), não irá recorrer da decisão. Porém, com a vigência da cogestão, os protocolos a serem adotados pelos municípios da região podem ser mais flexíveis do que as regras da bandeira vermelha. Isso significa que, na prática, as flexibilizações podem ser feitas de acordo com as regras da bandeira laranja em algumas áreas, como o comércio.

As fiscalizações para cumprimento das regras devem seguir nos estabelecimentos, locais públicos e para exigir o uso da máscara. Denúncias de aglomerações podem ser feitas pela comunidade pelo Alô Caxias, no telefone 156. À noite e nos finais de semana, a população pode denunciar via o número WhatsApp 98418 7594.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais