Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Hospitais de Caxias se unem pela doação de órgãos

por Jeferson Ageitos

Mais de 1400 pessoas esperam por órgãos ou tecidos no Rio Grande do Sul

Foto: Pablo Ribeiro

Nessa quinta-feira (27), os hospitais Pompéia e Geral, de Caxias do Sul, fazem medição de pressão arterial e teste de glicose gratuitamente, em frente às unidades. Os serviços serão oferecidos até às 12h para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos e alertar para uma situação preocupante: no Rio Grande do Sul, em julho, de cada 10 casos em que a doação era possível, em cinco as famílias negaram a retirada de órgãos e tecidos.

Leandro Casiraghi, integrante do Comitê de Doação de Órgãos e Tecidos de Caxias do Sul, afirma que é importante que as pessoas manifestem aos familiares a vontade de doar. “Essa negativa está associada à falta de informação por parte da família. As famílias não sabem o que o seu ente querido queria. E aí optam pelo ‘não’. Então, estamos conversando com as famílias, reforçando a importância de falar para o seu familiar. A decisão final é do nosso familiar. A vontade é nossa, mas quem decide se a doação vai ser feita é o familiar. Então, é preciso deixar ele bem ciente sobre esse assunto”, destaca.

De janeiro a julho de 2018, 468 transplantes foram realizados no Estado, mas ainda há 1429 pessoas em filas de espera. Também de acordo com dados da Central Estadual de Transplantes, 1.003 pessoas precisam de um doador de rim, 131 aguardam por um fígado, 136 esperam por medula óssea, 80 por doador de pulmão, 54 por córnea, 18 necessitam de transplante de coração e sete aguardam por rim e pâncreas.

Ouça a entrevista completa aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais