Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Secretaria da Saúde reforça campanha sobre a importância da testagem para diagnóstico das Hepatites Virais

por Isadora Helena Martins

Com a pandemia, houve queda na procura por exames para a detecção da doença

Foto: Divulgação / Maicon Duarte

As hepatites virais são doenças silenciosas, mas que podem gerar consequências graves ao se manifestarem como cirrose e câncer no fígado. Muitas pessoas desconhecem que estão doentes porque nem sempre o portador do vírus apresenta sintomas.

O diagnóstico é feito através de um exame de sangue, que é específico para identificar o tipo de vírus que está causando a hepatite. Por conta da pandemia de Covid-19, contudo, o número de pessoas que buscam os testes rápidos para identificação da doença diminuiu, em Caxias do Sul. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no ano passado houve uma queda de mais de 1 mil na quantidade de testagens feitas. Essa tendência se mantém em 2021. No ritmo atual, até o final do ano terão sido realizados cerca de 3 mil testes a menos, para as hepatites B e C, em comparação a 2019.

Esse dado gera preocupação, já que em 2019 o município registrou aumento expressivo na quantidade de pessoas positivadas para a hepatite C. Essa análise só foi possível mediante o número de exames realizados. Foram cerca de 15,6 mil testagens rápidas para o tipo C e 13,2 mil para o tipo B naquele ano.  

Aproveitando o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, lembrado nesta quarta-feira, 28 de julho, a pasta busca conscientizar a comunidade caxiense para a importância do diagnóstico precoce da doença. Assim, através do Serviço de Infectologia, a Secretaria da Saúde incentiva a população a fazer a testagem. Somente com exames de sangue é possível saber se está ou não com algumas das hepatites virais. Os testes podem ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da UBS São Vicente e das Unidades Básicas Vacinadoras (Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada) ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona junto ao Centro Especializado em Saúde (CES).

O SUS disponibiliza tratamento para todos os pacientes portadores dos vírus da hepatite C e B. Para a hepatite C, as medicações disponíveis possibilitam a cura em 98% dos casos. Para a hepatite B, também é realizada a vacinação preventiva, com a aplicação de três doses. A imunização é gratuita, faz parte do calendário de vacinas do Ministério da Saúde e está disponível para todas as idades nas Unidades Básicas de Saúde. O diagnóstico e tratamento precoce das hepatites pode evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado.

 

Sobre as hepatites virais

As hepatites virais são causadas pelo vírus A, B, C, D e E, que provocam inflamação no fígado que pode causar cirrose, carcinoma hepatocelular (câncer no fígado) e até óbito.

No Brasil, de acordo com dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (2020), nas últimas décadas, a maioria dos casos confirmados foram de hepatite C (37,6%) e B (36,8%), que são as mais comuns. O tipo C possui a maior taxa de letalidade: foram registrados 57.023 óbitos relacionados à infecção no país, de 2000 a 2018.

Transmissão de hepatite B e C

As hepatites B e C são transmitidas de três formas: no contato com sangue da pessoa infectada; através de relações sexuais sem uso de preservativos; e a mãe infectada transmite a doença para o bebê.

Prevenção

- Usar preservativos em todas as relações sexuais;

- Não compartilhar objetos como escovas de dente, lâminas de barbear ou de depilar;

- Não compartilhar seringas e agulhas, cachimbos e canudos;

- Não compartilhar materiais para fazer tatuagens e colocação de piercings;

- Utilizar material de manicure individual ou esterilizado.

Tratamento

No Serviço Municipal de Infectologia, existe o Ambulatório de Hepatites Virais, onde as pessoas com casos confirmados de hepatites B e/ou C recebem atendimento de uma equipe especializada.

O Serviço funciona junto ao Centro Especializado de Saúde (CES), localizado na Rua Sinimbu, nº 2.231, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

É possível procurar de forma espontânea ou por meio de encaminhamento via UBS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais