Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

PUCRS cria plataforma virtual para ajudar na identificação de sintomas da Covid-19

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Chamado de InCare, aplicativo pretende ser um meio de triagem para desafogar os atendimentos da rede pública de saúde

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) criou uma plataforma virtual para auxiliar no diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19). Chamado de InCare, o aplicativo tem o objetivo de desafogar o atendimento das unidades do sistema de saúde do estado, procuradas em larga escala devido a pandemia. A ideia não é substituir o exame médico, mas servir para uma primeira orientação ao usuário.

 Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o professor da Escola de Humanidades da PUCRS e coordenador do projeto, Régis Lahm, explica que a plataforma também ajudará a diminuir a ansiedade dos possíveis sintomáticos em se dirigir a um posto clínico, uma vez que o InCare fornecerá previamente a informação para a pessoa. Isso evita a lotação na rede pública e privada de saúde. Outra função será mapear a difusão do vírus no território do RS, por meio de informações presentes no aplicativo, como do sexo, de idade e de sintomas.

O trabalho de esquematização está concentrado em Porto Alegre. Lahm detalha que o projeto se encontra na segunda fase. Cerca de três mil colaboradores da Rede Marista de Colégios da capital e da PUCRS responderam aos questionamentos do InCare. A intenção é que até o próximo domingo (31/05) seja coletada as informações das duas redes de ensino. Concluída a etapa, será ampliado para todo o serviço de saúde porto-alegrense. O coordenador do projeto ressalta que serão distribuídos leitores QR Codes para as unidades de atendimento, a fim de que o usuário tenha acesso ao aplicativo.

Por fim, ele ressalta que o sistema está disponível para o uso de outras universidades que queiram esquematizar a situação da Covid-19 em seu município e auxiliar a rede de saúde de cada cidade. A criação da plataforma contou com mais de 50 profissionais da universidade, do Instituto do Cérebro da PUCRS e do Hospital São Lucas (HSL)

Para ter ao acesso ao aplicativo clique aqui.

Confira a entrevista completa na aba “Ouvir Notícia”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais