Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Expodireto pode explicar parte do contágio da Covid-19 em Passo Fundo, diz prefeito da cidade

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, Luciano Azevedo conta que ainda estão em busca de respostas para o alto índice de casos da doença. Possibilidade foi ventilada por pessoas de o mundo inteiro desembarcar no aeroporto do município para a feira

Foto: Divulgação

Passo Fundo é um dos municípios gaúchos mais atingidos pela epidemia da Covid-19. Até o momento, a cidade registra 107 casos de moradores com a doença, com 38 hospitalizados, e oito óbitos. O município é o segundo com maior número de mortes pelo coronavírus no Rio Grande do Sul, atrás de Porto Alegre com 14 óbitos.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSB), acredita que o grande número de mortes e de infectados possui explicações distintas. Segundo ele, a pasta municipal da saúde ainda não encontrou informações sobre o aumento das mortes, apenas que o perfil dos pacientes é de pessoas acima do 70 anos, com histórico de outras doenças.

Quanto às confirmações, ele acredita que a cidade testa mais pessoas em relação aos outros municípios. Conforme Azevedo, o acréscimo dos indicadores da Covid-19 se dá também pelo município ser um grande polo de turistas, assim como Porto Alegre e Caxias do Sul.

“Tivemos um evento no inicio de março, que é a maior feira agropecuária do Estado, a Expodireto-Cotrijal. O evento ocorre em Não Me Toque, mas desceram pessoas no Aeroporto de Passo Fundo do mundo inteiro para essa feira Tal vez aí esteja uma parte da explicação. Estamos buscando as respostas ainda.”, explica.

Ele explica que a falta de uma estrutura da saúde não justifica os indicadores. Azevedo afirma que Passo Fundo possui o maior polo médico das cidades do interior do estado. O município conta com cerca de 10 hospitais e três faculdades com cursos de Medicina.

“Criamos um comitê, formado por profissionais de hospitais, faculdades e especialistas na área, que desenharam uma série de medidas prevendo o que ia ocorrer. As orientações implantadas em Passo Fundo são semelhantes às colocadas em grandes cidades do RS, semelhantes a nossa. As normas de isolamento adotadas foram tão ou mais rigorosas do que aquelas introduzidas nas outras cidades, por isso uma surpresa no que está acontecendo.”, comenta.

Atualmente, Passo Fundo possui um decreto de flexibilização que permite a reabertura do comércio e outras atividades consideradas essenciais. No setor comercial, faz uma semana que foi permitida a volta da categoria após um mês fechada.

Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista completa concedida para a jornalista Rosângela Magalhães e o repórter Rodrigo Fischer.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais