Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxias registra primeiro caso de Zika Vírus

por Daniel Lucas Rodrigues

Paciente é uma criança de quatro anos, morador de Caxias do Sul, que contraiu a doença em abril de 2016

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde - Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental, informa sobre o primeiro caso de Zika vírus em Caxias do Sul.

O paciente é uma criança de quatro anos, morador de Caxias do Sul, que contraiu a doença em abril de 2016 e que não viajou para outros municípios no período do contágio. O resultado do exame foi divulgado pelo Laboratório Central do Estado (IPB-Lacen) nesta segunda-feira (25.07).

Como é praxe, a Vigilância Ambiental realiza um trabalho de vistoria e um tratamento com dedetizador para erradicar o mosquito em locais próximos da residência do paciente contaminado. Isso ocorre imediatamente após o diagnóstico de casos suspeitos de Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya.

Embora estejamos no período de inverno, a Secretaria da Saúde ressalta que a Vigilância Ambiental realiza diariamente ações de combate ao mosquito e à proliferação da doença. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, desde janeiro deste ano já foram identificados seis casos de Dengue e dois de Chikungunya, todos importados.

Força-tarefa “Caxias contra o Aedes”: Em janeiro de 2016, a Prefeitura montou a Força-tarefa “Caxias contra o Aedes” que objetivou unir toda a comunidade caxiense no combate ao mosquito vetor de doenças que estão causando uma epidemia em diversas regiões do país. A mobilização foi composta por diversas instituições, entidades públicas e da sociedade civil que foram divididos em grupos denominados apoiadores, capacitadores, multiplicadores e executores das ações de combate ao Aedes Aegypti.

O Zika vírus: É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti. Os Sintomas do Zika vírus incluem conjuntivite, febre entre 37,8°C e 38,5°C, manchas vermelhas no corpo, dor nas articulações e no corpo, e começam a ser sentidos aproximadamente 10 dias após ser picado pelo mosquito.

Como combater?

- Não deixe água acumulada;

- Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas;

- Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais;

- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Mantenha a caixa d'água bem fechada;

- Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água;

- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez;

- Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova;

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

- Lave por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa.

 

O Mosquito: O Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, embora nas horas quentes possa atacar à sombra, dentro ou fora de casa. O ciclo do mosquito em temperatura ideal, 25°C, demora de 5 a 7 dias (do ovo até o mosquito adulto).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais