Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial é neste domingo

por Ivan Sgarabotto

Doença é silenciosa e necessita de atenção e cuidados especiais

Foto: Divulgação

Neste domingo, 26, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A doença crônica, que é determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, necessita de alguns cuidados especiais.

A pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos (artérias e veias) para o corpo. Quando está acima do limite considerado normal caracteriza a hipertensão arterial. Ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8.

A doença faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. Este problema de saúde quando não identificado ou não tratado é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Conhecida como pressão alta, geralmente é silenciosa e não apresenta sintomas. Pode surgir por vários fatores: hereditariedade dos pais, fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal e/ou alimentos industrializados que contenham muito sódio, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.

Para tratar a doença, o SUS oferece gratuitamente medicamentos. Para retirar os medicamentos padronizados, o usuário deve apresentar Cartão SUS e receita médica emitida em atendimento no SUS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais