Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Coronavírus: após primeiro caso confirmado, médica alerta que novos registros devem ocorrer no Brasil

Baixar Áudio por Luiz Fernando

Para evitar contágio é preciso seguir as recomendações contra gripe.

Foto: Divulgação

A confirmação do primeiro caso de coronavírus em um paciente brasileiro ocorreu nesta quarta-feira (26). O contágio ocorreu com um homem, de 61 anos, que esteve neste mês na Itália. Ele está em quarentena domiciliar em São Paulo.

Apesar da confirmação, os brasileiros não precisam entrar em pânico. O alerta é da médica coordenadora do controle de infecção do Hospital Geral de Caxias do Sul, Lessandra Michelin. Ela reforça que algumas medidas básicas são importantes para se proteger. Principalmente, seguir as recomendações para evitar o contágio da gripe.

Com o primeiro registro, os órgãos de saúde tomaram as primeiras medidas envolvendo o paciente. Entre elas, saber a lista de passageiros que estiveram no mesmo voo da Itália para o Brasil. Além disso, os familiares deste homem estão em observação.

Para Lessandra, não somente este paciente, mas todos aqueles que estão retornando das férias, vindo do exterior, e que estiveram em locais com registros de contágio poderão ser portadores do coronavírus. Um dos fatores que dificulta a contenção, é o fato dos pacientes infectados não apresentarem sintomas no começo da contaminação.

Nesta quarta, o Ministério da Saúde alertou que um hábito dos gaúchos precisará mudar, o compartilhamento do chimarrão. Porém, a médica alerta que outros costumes são potenciais meios de transmissão, como muitas pessoas consumirem uma bebida no mesmo copo. Nem mesmo o álcool numa caipirinha evita o contágio.

Por ser muito semelhante aos sintomas da gripe, a médica reforça que só precisam ter atenção ao possível contágio da doença quem apresenta problemas respiratórios e esteve em regiões com casos confirmados.

(Ouça a matéria abaixo do título)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais