Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Abertura da UPA Zona Norte, em Caxias, depende de máquina de raio-X e habilitação do Ministério da Saúde

por Ivan Sgarabotto

Estrutura física já está pronta há mais em um ano, mas atendimentos na unidade ainda não começaram

Foto: Andressa Gallo

Com a estrutura física já finalizada, a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Zona Norte depende apenas da compra de uma máquina de raio-X e da habilitação do Ministério da Saúde. A informação é da Secretária Municipal da Saúde, Dilma Tessari, que apresentou nesta quinta-feira, 25, um balanço da pasta em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores.

Entrevistada pela reportagem, Dilma Tessari demonstrou preocupação com a demora na licitação para compra dos equipamentos e com os alto valor de repasse necessário para a operação da unidade. (Acompanhe em áudio)

Durante a reunião, Dilma Tessari também apresentou o balanço financeiro da secretaria, revelando um investimento de R$ 86,7 milhões na área da saúde no 3º quadrimestre de 2015. A cifra corresponde a 31,73% de todas as receitas do município, mais que o dobro do percentual de 15% de investimento exigido pela lei. Segundo a secretária, essa situação acontece devido a falta de repasses do Estado e da União.

Mesmo com o investimento elevado, Dilma Tessari relata grande dificuldade na contratação de médicos especialistas, o que prejudica o atendimento e gera demora nas filas de espera. A maior carência fica por conta de endocrinologistas e neurologistas.

Por fim, a Secretária da Saúde volta a mencionar a falta de apoio financeiro dos municípios vizinhos que utilizam a estrutura de Caxias do Sul cmo o envio de pacientes. Conforme Dilma Tessari, a adesão na proposta de cofinanciamento regional da saúde está abaixo do esperado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais