Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Hepatites virais: exames e tratamento estão disponíveis na rede pública de saúde de Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Neste domingo (28), é lembrado Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, doença silenciosa que afeta milhares de brasileiros

Foto: EBC
Foto: Divulgação

O alto índice de casos de Hepatite em Caxias do Sul deixa o alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. Conforme informações da Serviço Municipal de Infectologia (SMI) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de janeiro a julho deste ano 76 pessoas foram diagnosticadas com Hepatite B e 151 com Hepatite C. Porém, há um agravante: estimativas do SMI apontam que os diagnósticos estão em menos de 15% do total de pacientes infectados pelo vírus da hepatite C. Uma das causas que dificulta o diagnóstico é o fato de que as hepatites virais são doenças silenciosas e nem sempre os infectados com o vírus apresentam sintomas.

A hepatite pode ser causada pelo vírus A, B ou C, que provoca inflamação do fígado. A transmissão da doença do tipo B e C ocorre através do contato com sangue, por meio das relações sexuais sem uso de preservativos ou quando a mãe infectada transmite a doença para o bebê. Já a Hepatite A pode ser contraída por ingestão de água e alimentos contaminados ou transmitida diretamente de uma pessoa para outra.

Para facilitar o diagnóstico precoce e o tratamento da doença, os testes são disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). Quem quiser fazer o exame deve se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que está localizado junto ao Serviço Municipal de Infectologia, na rua Sinimbu, junto ao prédio do Centro Especializado de Saúde (CES). O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 16h, e nas sextas-feiras das 7h às 14h.

Para ressaltar a importância da prevenção da doença, neste domingo (28) é lembrado o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais.

 

Prevenção e tratamento

Para prevenir as hepatites virais é preciso adotar alguns cuidados como usar preservativos em todas as relações sexuais, não compartilhar objetos como escovas de dentes, lâminas de barbear ou de depilar, seringas e agulhas, cachimbos e canudos (caso usuário de drogas), materiais para fazer tatuagens e piercings; além de utilizar material de manicure individual ou esterilizado. Também existe a vacina contra a hepatite B, que é gratuita e está inclusa no calendário vacinal.

No Ambulatório de Hepatites Virais do SMI, as pessoas com casos confirmados de hepatites B e/ou C recebem atendimento de uma equipe especializada e, se houver necessidade, realizam todo o tratamento, que é feito com medicações específicas fornecidas via Sistema único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde disponibiliza tratamento para todos os pacientes portadores do vírus da Hepatite C, totalizando uma eficácia de 98% dos casos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais