Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Sétima transfusão de plasma convalescente para tratamento da Covid-19 é realizada no Hospital Virvi Ramos

por Isadora Helena Martins

Paciente é morador de Caxias do Sul e tem 63 anos

Foto: Divulgação / Andréia Copini

Um homem de 63 anos, natural de Torres, mas que reside em Caxias do Sul, foi o sétimo paciente a receber a transfusão de plasma convalescente para tratamento da Covid-19. O procedimento foi realizado no Hospital Virvi Ramos, na noite desta quarta-feira (24).

Conforme informações do hospital, o paciente tem histórico de Hipertensão e Diabetes e é ex-tabagista. Ele internou dia 19 de junho no Hospital de Campanha, que funciona dentro da instituição. No dia seguinte foi transferido para a UTI e desde o dia 22 está intubado.

O paciente recebeu duas bolsas de plasma, uma de 200ml e outra de 204ml. O procedimento iniciou às 22:30 e terminou às 23:00, sem complicações. Agora, a equipe monitora o paciente e acompanha as respostas do tratamento.

O plasma utilizado no procedimento foi coletado pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) no dia 16 de junho. O doador é um homem de 28 anos, morador de Garibaldi, que estava há 44 dias recuperado da doença.

O tratamento com plasma convalescente consiste na tentativa de criar anticorpos e auxiliar na cura de pacientes graves da Covid-19. O objetivo é diminuir a carga viral, bem como o tempo de intubação. Outros seis pacientes já passaram pelo procedimento em Caxias do Sul, sendo que dois faleceram e quatro seguem em recuperação.

 

Segue coleta de doações de plasma convalescente em Caxias 

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) segue realizando a triagem de doadores e a coleta de plasma convalescente. Desde o início da campanha, em 22 de maio, 58 candidatos entraram em contato para realizar a doação. No total foram 11 mulheres e 47 homens, das cidades de Porto Alegre, São José do Herval, Caxias do Sul e Garibaldi. Desses, as 11 mulheres e nove homens foram excluídos por não serem considerados aptos para o procedimento. Até o momento, foram 12 doações por seis doadores distintos, entre 28 e 49 anos, sendo que o doador de Porto Alegre fez quatro doações, o de São José do Herval três e o de Garibaldi doou duas vezes, todos da tipagem O+ e A+.

A seleção dos doadores de plasma é feita pelo Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) e passa por avaliação rigorosa. Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.

A coleta do plasma convalescente ocorre por meio do processo conhecido como aférese, pelo qual o sangue é retirado de um indivíduo, doador ou paciente, com a separação de seus componentes por um equipamento próprio, retendo a porção que se desejada, neste caso o plasma, e devolvendo os demais componentes a quem estiver doando ou recebendo o sangue.

Os interessados devem agendar a doação pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais