Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Em ação alusiva à Romaria de Caravaggio, Hemocs convoca população para doar sangue

por Isadora Helena Martins

Intitulada Romaria Pela Vida, a iniciativa segue até o final do mês dedicado a Nossa Senhora de Caravaggio

Foto: Divulgação / Andréia Copini

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), também entrou no circuito de ações em alusão à Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. Como este ano os devotos não vão poder se deslocar até o Santuário, em Farroupilha, o Hemocs aproveitou para dedicar o dia votivo da Santa, 26 de maio, para convocar os doadores de sangue. Mesmo sendo feriado, toda a equipe do hemocentro estará mobilizada, das 7h30 às 19h30, para fazer a coleta de sangue na ação chamada Romaria Pela Vida.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o gerente de enfermagem e responsável técnico do Hemocs, Marcos Venício da Silva Carvalho, destacou que são 80 vagas para coletas, mas que a maioria já foi preenchida por agendamento prévio. Porém ele frisou que a Romaria Pela Vida vai ocorrer até o fim do mês: “A gente opta por agendamentos para evitar aglomerações. E essa romaria, nós estamos estendendo até o final do mês, então se o interessado não conseguiu fazer o agendamento para esta terça-feira, ele vai poder estar ligando e o pessoal vai oferecer outros horários durante a semana ou até no sábado”.

Conforme Marcos, os estoques de bolsas de sangue neste momento estão equilibrados, mas a doação precisa ser contínua, pois o Hemocentro abastece mais de 40 municípios da região: “É um estoque regulado dentro do mínimo necessário. As pessoas podem estar nos contatando porque toda a doação é bem vinda neste momento. Atendemos em torno de 49 municípios da região, perfazendo um total de 1 milhão de pessoas. 100% dos leitos SUS são atendidos pelo Hemocentro de Caxias do Sul”.

Doadores de qualquer tipo sanguíneo podem entrar em contato para agendar a coleta. Lembrando que, neste momento, pessoas com mais de 60 anos estão sendo orientadas a não fazerem a doação, pois estão no grupo de risco da Covid-19.

Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (54) 3290.4536 / 3290.4580 ou pelo WhatsApp no 98418.8487. Os doadores deverão estar de máscara e seguir as orientações de higiene como o uso de álcool em gel. A unidade fica localizada na rua Ernesto Alves, 2260, Centro, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais