Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Sexta-feira é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

por Rosangela Magalhães

Data alerta para necessidade de prevenção e diagnóstico precoce

Foto: Divulgação

No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, uma data de conscientização sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças. Caxias do Sul conta com um Ambulatório de Hepatites Virais que desenvolve ações permanentes de promoção à saúde, bem como atende aos pacientes com hepatites B e C do município e região.
Atualmente, estão cadastrados 1.859 pacientes portadores de hepatite B no Ambulatório. Desses, 658 são residentes de Caxias do Sul e 1.201 pertencem aos 49 municípios que integram a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Um levantamento aponta que, deste total, 825 são do sexo feminino e 1.034 do sexo masculino. Já 133 são pessoas com até 30 anos, 888 da faixa etária de 30 a 50 anos, e 838 são pessoas com mais de 50 anos.
Conforme o Serviço Municipal de Infectologia, dos 1.859 pacientes, 1.161 são acompanhados exclusivamente no Ambulatório de Hepatites Virais do Município e 569 estão em tratamento. Neste ano, 80 novos pacientes foram admitidos no Serviço.
Já referente à hepatite C, o Serviço conta com 2.513 pacientes cadastrados. Destes, 1.547 são residentes de Caxias do Sul e 966 pertencem aos 49 municípios da serra. Do total, 1.058 são do sexo feminino, e 1.455 são do sexo masculino. Já relacionado a faixa etária, 90 pacientes têm até 30 anos, 1.113 de 30 a 50 anos e 1.310 acima de 50 anos. Dos pacientes portadores de hepatite C cadastrados, 1.261 fazem acompanhamento exclusivo no Ambulatório do município. Neste ano, já foram atendidos 127 novos pacientes.
No Ambulatório de Hepatites Virais, os pacientes recebem atendimento com equipe especializada e, se houver indicação, realizam todo o tratamento, que é feito com medicações específicas fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Serviço funciona junto ao Centro Especializado de Saúde (CES), localizado na Rua Sinimbu, nº 2.231, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.


Saiba mais sobre hepatites virais

As hepatites virais são doenças causadas, geralmente, pelos vírus A, B e C, que provocam inflamação do fígado. Por serem doenças silenciosas, nem sempre a pessoa infectada com o vírus apresenta sintomas. Por causa disso, milhares de pessoas são portadores das hepatites B ou C e não sabem. O diagnóstico e tratamento precoce dessas doenças pode evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado.


As hepatites B e C são transmitidas via parenteral (contato com sangue), por meio das relações sexuais sem uso de preservativos, e vertical (a mãe infectada transmite a doença para o bebê). Já a transmissão de hepatite A pode ocorrer por ingestão de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra.


Para prevenir as hepatites virais, deve-se usar preservativos em todas as relações sexuais; não compartilhar objetos como escovas de dentes, lâminas de barbear ou de depilar, seringas e agulhas, cachimbos e canudos (caso usuário de drogas), materiais para fazer tatuagens e piercings; e utilizar material de manicure individual ou esterilizado. Além disso, contra a hepatite B existe a vacina que é gratuita e faz parte do calendário de vacinas do Ministério da Saúde.


O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue, que é específico para identificar o tipo de vírus que está causando a hepatite. Somente com exames de sangue é possível saber se está com alguma das hepatites virais.


Os exames podem ser realizados na Unidade Básica de Saúde ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O Centro está localizado junto ao Serviço Municipal de Infectologia, na Rua Sinimbu, n° 2.231, 1º andar.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais