Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Agentes de combate às endemias atuam no Programa contra a Dengue em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Os agentes passarão o dia acompanhando os supervisores

Foto: Laís Mattioda

Nesta sexta-feira, 24, os novos agentes de combate às endemias começaram o trabalho de campo em Caxias do Sul. Os agentes passarão o dia acompanhando os supervisores, compreendendo os trabalhos de delimitação feitos pela Vigilância Ambiental quando se encontra algum foco do mosquito (mosquito adulto ou larva) e também na realização do levantamento, na eliminação e no tratamento dos criadouros.

Eles orientam os moradores sobre os possíveis criadores dos mosquitos que poderão ser eliminados na ação. Na oportunidade, foi feito a divulgação do Bota-Fora Contra a Dengue que acontecerá neste sábado, 25, no bairro Pôr do Sol.

Os cuidados para a não proliferação dos criadouros depende do apoio da comunidade. Manter a residência livre de água parada evita o aparecimento das larvas. Com atitudes simples podemos evitar uma infestação.

Neste ano, em Caxias do Sul, já foram identificados 40 focos de dengue nos seguintes bairros: Canyon (7 focos); Jardim América (6 focos); Pioneiro (5 focos); Santa Catarina e Cidade Nova (4 focos); Esplanada e São Leopoldo (3 focos); Salgado Filho (2 focos); Fátima, São Pelegrino, Sagrada Família, Pio X, Reolon e São Caetano (1 foco). Além disso, três pessoas tiveram o diagnóstico da doença confirmada - elas não contraíram a dengue em Caxias do Sul.

Como combater?

- Não deixe água acumulada;

- Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas;

- Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais;

- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Mantenha a caixa d'água bem fechada;

- Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água;

- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez;

- Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova;

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

- Lave por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa.

O que é dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Sintomas: O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves, como hemorragia, choque e, às vezes, óbito.

O Mosquito: O Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, embora nas horas quentes possa atacar à sombra, dentro ou fora de casa. O ciclo do mosquito em temperatura ideal, 25°C, demora de 5 a 7 dias (do ovo até o mosquito adulto).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais