Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vigilância Sanitária interdita restaurante por oferta de alimentos sem procedência, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Local também apresentava irregularidades estruturais e de higiene

Foto: Divulgação

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul interditou, nesta sexta-feira, 23, um restaurante e churrascaria da cidade por ofertar alimentos sem procedência e por apresentar irregularidades estruturais e relativas à higiene. O proprietário do estabelecimento, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, vai responder a um processo administrativo sanitário, podendo, ao final do julgamento, ser penalizado.

Os fiscais chegaram ao local por meio de denúncia feita ao Alô, Caxias e também à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), de forma anônima. Segundo o relato, o restaurante recebia carne em transporte irregular. Durante a vistoria, que teve o apoio da Brigada Militar, foram confirmadas irregularidades no estabelecimento.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Patrícia Fiorentini, explica que, além dos alimentos sem registro, o restaurante apresentava outros problemas que justificaram a interdição. “Os fiscais encontraram no local cerca de 300 quilos de carne acondicionados em sacos plásticos, sem qualquer registro ou procedência, alimentos já manipulados e armazenados em temperatura inadequada e outros sem especificação da data de validade. O local também apresentava más condições de higiene e estruturais, com equipamentos sem condições de uso”, detalha. Segundo Patrícia, os alimentos foram recolhidos e inutilizados. O veículo que transportava as carnes não estava no local no momento da vistoria.

Nos próximos dias, a Vigilância Sanitária emitirá o auto de infração. Para voltar a funcionar, o restaurante deverá cumprir com as exigências especificadas nesse documento. Depois de regularizado, o estabelecimento pode solicitar a desinterdição, que só será concedida após nova avaliação da Vigilância Sanitária. De qualquer forma, o proprietário segue respondendo ao processo administrativo sanitário. O julgamento pode resultar em penalizações que vão desde advertência e multa até a interdição parcial ou total do estabelecimento.

Os moradores podem denunciar esse tipo de situação pelo Alô, Caxias, no telefone 156 ou pelo site da Prefeitura de Caxias do Sul (caxias.rs.gov.br).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais