Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Conheça mitos e verdades da relação entre o câncer e os alimentos “milagrosos”

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Estudo brasileiro revela que notícias falsas relacionadas ao tratamento do câncer e outras doenças estariam ligadas à venda de produtos naturais

Foto: Divulgação

A partir de uma investigação da organização não governamental Avaaz, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), foi descoberta uma ligação entre sites de fake news e a venda de produtos naturais. O estudo, realizado pelas duas instituições, mapeou as principais páginas divulgadoras de fake news no Brasil e o conteúdo disseminado por elas. 

Ao todo, foram analisados oito sites. Entre 2012 e 2019, eles divulgaram 1.613 notícias falsas ou imprecisas sobre saúde, com a estimativa de que tenham sido compartilhadas 489 mil vezes no Facebook. 

Em fóruns pela internet e grupos de redes sociais é comum aparecerem "milagres" contra o câncer a todo momento. Sem nenhuma evidência científica ou fonte médica, são textos que afirmam que mudanças radicais na alimentação e o consumo de determinados produtos naturais poderiam levar a cura do câncer. Entre os exemplo de informações que circulam neste tipo de página veiculadas como notícias comprovadas, está que a graviola é a nova arma para o combate de qualquer tumor ou que a maçã evita o câncer de pulmão; ou ainda que não se deve tomar chá verde durante o tratamento da doença, apenas para citar alguns exemplos.

O oncologista Gabriel Prolla que atua no Grupo Oncoclínicas, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática. Confira na íntegra.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais