Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Caxias confirma primeiro caso de dengue autóctone em 2024

por Daniel Lucas Rodrigues

Há ainda cinco casos importados (pacientes que viajaram e retornaram doentes)

Foto: Betânia Ramalho/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa a confirmação de um caso de dengue autóctone (contraído na cidade) em 2024. Este é o primeiro caso de transmissão local no ano, ou seja, em que a pessoa que contraiu a doença não tem histórico de viagem para outras localidades. A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz ao depositar seus ovos em água parada.

O paciente, um adulto do sexo masculino morador do bairro Marechal Floriano, teve a doença confirmada no último domingo (21/01) e não necessitou de internação hospitalar. A Vigilância Ambiental em Saúde já iniciou o trabalho de campo adotado a cada caso suspeito ou confirmado de dengue, seja ele autóctone ou importado. Os agentes de combate às endemias realizam visitas em um raio de 150 metros da residência e do local de trabalho do paciente, para orientação e controle mecânico (eliminação da água parada ou do recipiente).

Além do caso de dengue autóctone, Caxias do Sul contabiliza em 2024 cinco casos importados (em que o paciente viajou para outras localidades). Todos já estão curados. Nestas situações também pode ocorrer circulação da doença, uma vez que, se a pessoa for picada pelo Aedes aegypti, enquanto estiver doente, pode transmitir dengue.

As orientações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) permanecem as mesmas: a população deve estar sempre vigilante a pontos com água parada, seja nos locais de trabalho ou nas residências. Os cuidados são simples: limpar pátios, guardar recipientes abertos em locais fechados, descartar corretamente lixo e pneus, higienizar bem bebedouros de animais para impedir a proliferação do mosquito.

Conforme o diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto, o número de focos do mosquito da dengue chegou a 28 no início deste ano. Ele ainda reforça os cuidados necessários para proliferar a manifestação do inseto. (OUÇA AQUI)

Durante todo o ano, os agentes de combate às endemias seguem com visitas domiciliares, atividades educativas e monitoramento quinzenal em 197 pontos estratégicos (locais onde há grande probabilidade de surgirem criadouros).

O Município de Caxias do Sul ainda não recebeu vacinas contra a dengue, que são destinadas pelo Ministério da Saúde. Ainda não há previsão de quando esse imunizante estará disponível.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais