Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Nova UBS Ana Rech é entregue à comunidade

por Clayton Camargo

Unidade foi inaugurada nesta quinta-feira (21/12) e já começa a atender nesta sexta-feira (22/12)

Foto: Rodrigo Rossi

A comunidade de Ana Rech agora tem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) completamente nova, inaugurada nesta quinta-feira (21/12). A solenidade de entrega ocorreu no final da tarde, na própria UBS, que foi decorada com luzes de Natal e teve a presença do Papai Noel, para simbolizar a entrega de um grande presente para os moradores, que participaram do ato. A nova Unidade fica na Rua João Andriolo, 4607, e começa a atender já na sexta-feira (22/12).

O prefeito Adiló Didomenico destacou o modelo de construção realizado, em que o Município aluga o prédio (construído especificamente de acordo com as normas do Ministério da Saúde) e lembrou que essa UBS estava prevista em Plano de Governo.

A secretária Daniele Meneguzzi destacou que, com a ampliação da UBS, será possível focar ainda mais na prevenção, com a possibilidade de realização de atividades em grupos, por exemplo, já que a Unidade anterior não tinha espaço físico. Também mencionou que uma das novidades mais esperadas era a instalação de consultório odontológico, pois a UBS antiga não tinha espaço físico nem instalações hidrossanitárias para essa finalidade. Esse atendimento inicia em fevereiro, em função do período de férias do dentista.

A nova UBS Ana Rech tem o triplo do tamanho da anterior: são 337,10 metros quadrados, sendo que a anterior tinha 112 metros quadrados e funcionava em um prédio construído em 1982, que originalmente servia para demandas administrativas mas foi adaptado. O projeto e a execução do novo prédio foram de responsabilidade de Jair Lunardi, vencedor do chamamento público e as obras tiveram fiscalização da Secretaria de Obras, com suporte da Secretaria da Saúde. A modalidade de construção foi “build to suit”, na qual o vencedor do chamamento público constrói ou adapta um imóvel de acordo com a demanda do Município, modelo pioneiro em Caxias do Sul e que foi definido para diminuir gastos públicos. A UBS atende aos requisitos de UBS de porte I, conforme determinado pelo Ministério da Saúde, e atende a todas as exigências e parâmetros do Ministério, como a Resolução RDC nº 50/ 2002, que dispõe sobre Vigilância Sanitária, e NBR 9050/20, sobre acessibilidade, bem como dispõe de PPCI. O aluguel será por 15 anos, período que pode ser prorrogado.

Para a inauguração, a UBS foi decorada com luzes de Natal cedidas pela Sociedade Amigos Ana Rech (SAMAR). Um Papai Noel e dois duendes da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recepcionaram os convidados e a comunidade. Após a visita às novas instalações, o público acompanhou apresentação voluntária do grupo Ànima D'Italia. A UBS ainda recebeu bênção do padre Ernesto Camerini.

Também estiveram presentes a vice-prefeita, Paula Ioris; a primeira-dama, Jussara Canali; o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Alexandre de Almeida Silva; o representante da empresa construtora da UBS, Jair Lunardi; presidente da SAMAR, Edson Tomiello; representante da 5ª CRS, Thiago Kuse; secretários de Turismo, Ricardo Daneluz; de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti; de Governo, Flávio Cassina; diretor-presidente do SAMAE, Gilberto Meletti; deputado estadual Neri O Carteiro; vereadores Clóvis de Oliveira - Xuxa, Juliano Valim, Lucas Diel, Marisol Santos, Olmir Cadore, Sandro Fantinel; presidente da UAB, Valdir Walter; diretores da SMS e servidores da UBS Ana Rech.

Nova UBS Ana Rech:

- 337,10 metros quadrados

- três consultórios médicos (sendo um ginecológico, com sanitário anexo), dois sanitários adaptados para PCD, sala de observação e procedimentos, sala de imunização, farmácia, sala para atividades em grupo, sala de curativos, consultório odontológico e outros ambientes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais