Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Inicia agendamento para a vacinação de adolescentes com comorbidades em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Jovens de 12 a 17 anos que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo governo do Estado começarão a ser imunizados na terça-feira (27)

Foto: Divulgação / Cristiane Barcelos

A vacinação contra a Covid-19 avança para mais uma etapa, em Caxias do Sul. Adolescentes de 12 a 17 anos completos que tenham alguma comorbidade poderão receber o imunizante a partir da próxima terça-feira (27). Um dos procedimentos necessários para poder fazer a vacina é realizar o agendamento, que já está disponível, pelo site agendamento.caxias.rs.gov.br.

Para fazer a vacina, o adolescente deverá estar acompanhado de um dos pais ou responsáveis. É obrigatório apresentar documentação que comprove a comorbidade, como obesidade grave, doenças pulmonares crônicas graves, doenças ou condições que prejudiquem a resposta imunológica no momento atual, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, doença neurológica crônica e diabete mellitus. Veja a lista aqui.

Para poder receber a vacina, em alguns casos é necessário apenas o atestado médico, em outros, é necessário levar exames para comprovar a doença e descrição médica justificando a necessidade de priorização na vacina. Além disso, é preciso apresentar a declaração assinada pelos pais ou responsáveis (disponível no link tinyurl.com/vacina-adolescente e também nas UBSs); documento pessoal com foto dos pais ou responsáveis; Cartão SUS (se tiver), CPF e certidão de nascimento do adolescente.

A Secretaria da Saúde salienta que pessoas de outros grupos prioritários não devem realizar o agendamento, que é destinado somente aos adolescentes com as comorbidades. A vacina administrada será exclusivamente a Pfizer, conforme determinação da Anvisa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais