Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Vacina da gripe é disponibilizada para toda a população, em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Campanha de vacinação para grupos prioritários encerrou nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza encerrou nesta sexta-feira, 22, com 76,86% do público-alvo imunizado em Caxias do Sul. A partir de segunda-feira, 25, as doses excedentes serão disponibilizadas a toda população que desejar se prevenir da gripe, independentemente da faixa etária.

Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, 96.743 doses da vacina foram aplicadas no município durante a campanha. O índice de cobertura entre os grupos prioritários ficou abaixo da meta de 90% estabelecida. Apenas os idosos superaram este percentual, alcançando 92,12%. A menor adesão ocorreu entre as crianças e gestantes, ambos os grupos com cerca de 50% de cobertura vacinal.

Neste ano, 26 pessoas já foram hospitalizadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em Caxias do Sul com Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo dois por Influenza A H3 (gripe sazonal), seis por influenza H1N1 e seis por Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Outros 17casos aguardam confirmação de exames.

De acordo com Juliana Argenta Calloni, coordenadora da Vigilância Epidemiológica,a prevenção é fundamental para reduzir as complicações, as internações hospitalares e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. “A vacina é a principal forma de se prevenir. As doses continuarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, agora para toda população, enquanto durarem os estoques”, afirma.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais