Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Última fase de estudo da UFPEL sobre coronavírus no RS ocorre neste final de semana

por Isadora Helena Martins

Em Caxias do Sul serão aplicados mais 500 testes rápidos, de forma aleatória

Foto: Divulgação/Andréia Copini

Uma nova etapa da pesquisa que aponta a proporção de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul inicia neste sábado (23) em nove cidades do estado. Os entrevistadores do estudo irão de casa em casa, nos dias 23, 24 e 25 de maio, para realizar 4,5 mil testes rápidos com moradores das cidades Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul.

Em Caxias, serão aplicados mais 500 testes rápidos. No município já foram aplicados 1,5 mil testes nas fases anteriores, resultando 1.498 negativos e dois positivos para a doença. Caxias do Sul é a única cidade da Serra Gaúcha que participa do estudo epidemiológico que busca levantar números sobre a proporção de casos de infecção, incluindo pessoas sem sintomas e sua evolução. O procedimento será realizado mesmo em caso de chuva.

A pesquisa inédita, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em parceria com o Governo do Estado, está mapeando os casos de coronavírus e acompanhando, quinzenalmente, a velocidade de disseminação do contágio no RS. Resultados das etapas anteriores forneceram as primeiras evidências do percentual de pessoas com anticorpos para a Covid-19 na população gaúcha, apontando tendência de aumento: na terceira fase do levantamento, realizada entre 9 e 11 de maio, 0,22% das pessoas testadas apresentaram resultado positivo. Na primeira fase, há quase 45 dias, esse número era de 0,05%. Os dados mais recentes estimam que, para cada caso notificado, existam nove não contabilizados pelas estatísticas oficiais.

Todos os entrevistadores são profissionais voluntários da área de saúde, têm cartão de identificação do estudo e estarão usando equipamentos de proteção individual: máscaras descartáveis, jalecos e sapatilhas descartáveis, luvas e óculos de proteção. A pesquisa tem o apoio das secretarias de saúde, centros de vigilância epidemiológica e órgãos de segurança pública dos municípios. Em caso de dúvida, os participantes poderão entrar em contato com os órgãos de segurança do município para checar a abordagem à casa. A Brigada Militar e a Guarda Municipal das localidades estão apoiando o estudo e têm informações sobre os locais de visitação previstos na pesquisa.

Em Caxias, o estudo também conta com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Os resultados são divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 48 horas após a finalização da coleta de dados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais