Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vacinados com doses da Coronavac devem esperar 48 horas para doar sangue, informa Banco de Sangue de Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Quem receber os outros imunizantes devem aguardar cerca de quatro semanas

Foto: Foto/Juliane Ribas

A vacinação contra a Covid-19 iniciou nesta semana no Rio Grande do Sul. Com isso, o Banco de Sangue de Caxias do Sul alerta que os imunizados devem aguardar um período para doar sangue. Os que tomaram as doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac, necessitam esperar 48 horas para fazer uma doação.

 O médico hematologista e diretor da instituição, Thiago Daltoé, informa que o prazo de dois dias é em razão do imunizante ter sido desenvolvido com vírus inativo. Isso faz com que ele seja multiplicado e inativado de forma artificial. Ele explica que as outras possuem um intervalo de quatro semanas, pois foram fabricadas com o vírus vivo ou atenuado. Além de riscos ao paciente, o doador pode ter princípios de mal-estar, como dor de cabeça ou febre. É importante salientar que essa lacuna de tempo vale para qualquer vacina.

Neste momento, os estoques do Banco de Sangue estão operando com 50% da capacidade. Atualmente, o sangue O+ está em estado de emergência, O- em situação crítica, ao passo que o sangue A+ e A- seguem em alerta. Daltoé pede que as pessoas que vão receber as doses se programem para doar antes da aplicação.

Atualmente, ele conta que as transfusões atendem mais pacientes que realizam grandes cirurgias, como as ortopédicas e cardiológicas. A instituição auxilia quem está em tratamento de câncer e em urgência e emergência.

Para ajudar o Banco de Sangue, basta fazer o agendamento pelo telefone ou WhatsApp 05499113-4710, no qual é possível escolher o dia e horário mais conveniente para doação de sangue.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais