Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS inaugura nova unidade de internação com ampliação de mais 38 leitos

por Daniel Lucas Rodrigues

A partir de um investimento de R$ 5,3 milhões, espaço localizado no sexto andar do Bloco B da instituição abre as portas com um conceito renovado em saúde que prima pela tecnologia e pela humanização

Foto: Joel Golin/Divulgação

Mais um andar da ampliação do Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS está entrando em funcionamento. O sexto pavimento da instituição será inaugurado no dia 20 de dezembro, às 19h, em cerimônia que marca a continuidade de uma série de investimentos que a cooperativa médica tem realizado nos últimos anos para os seus mais de 300 mil clientes. A partir de um aporte de R$ 5,3 milhões, 38 novos leitos clínicos de internação passam a receber pacientes no dia 23 de dezembro. Com o acréscimo, a instituição contará com um total de 221 leitos de internação.

“A pandemia trouxe muitos desafios para a área da saúde e, por sua vez, para a nossa empresa. Ao mesmo tempo em que superamos os obstáculos, registrando números bastante positivos relacionados ao atendimento destinado aos pacientes com Covid-19, ainda mais se comparados à média nacional, continuamos investindo. Esta inauguração é mais uma prova disso”, comenta o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Ronaldo Mattia.

A nova área localiza-se no sexto andar do prédio da ampliação do Complexo Hospitalar. A construção, com nove pavimentos, compõe o Bloco B da instituição, que está sendo inaugurado em fases.

“Trata-se da conclusão de mais uma etapa da ampliação, que teve entre as principais inaugurações a do Pronto-Atendimento e a da Unidade Materno-Infantil”, relembra a diretora-superintendente da Unimed Nordeste-RS, Dra. Dilma Tessari.

Com 38 leitos de internação clínica, a nova área conta com uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga e assistente social, além da equipe do Núcleo de Cuidados Humanizados e de uma sala especializada em reabilitação fisioterapêutica. Em uma área de 1.525 metros quadrados, o novo espaço chega com um conceito renovado em saúde. Os ambientes promovem a humanização pela arquitetura escolhida, com local de visualização de uma área verde, e pelos atendimentos acolhedores, individuais, algo que cada vez mais é valorizado na Unimed Nordeste-RS.

“Além disso, a estrutura prima pelo conforto em hotelaria e pela alta tecnologia em saúde aplicada, com importantes investimentos tanto na estrutura em si, com quartos amplos e equipados, que seguem rigorosamente todas as determinações previstas em lei, quanto na aparelhagem, com a aquisição de modernos recursos, que possibilitam aos médicos diagnósticos mais precisos”, comenta o diretor de Serviços Próprios da Unimed Nordeste-RS, Dr. Vicente Henrique Verdi.

“O Complexo Hospitalar Unimed é uma instituição de referência em atendimento especializado e humanizado não apenas na região, mas também no país. A Unimed Nordeste-RS é a segunda maior singular do Sistema Unimed no Estado, e está entre as 15 maiores do país. O seu maior serviço próprio, o Complexo Hospitalar, especializado em alta complexidade, realiza uma média de 60 mil atendimentos mensais. Em cada atendimento recebemos pessoas que em nós confiam sua saúde e que podem se valer dos nossos protocolos de atendimento – há desde protocolo para acidente vascular cerebral até para dor torácica e sepse”, comenta Dr. Ronaldo Mattia.

“Como vemos, trata-se de uma instituição que atingiu um nível altíssimo de especialização, tornando-se referência não apenas no período de pandemia, mas também em se tratando de outras comorbidades, que são tratadas por uma equipe que reúne o conhecimento de mais de 1,2 mil médicos cooperados, das mais diferentes especialidades, além de profissionais de áreas multidisciplinares, que convergem para uma Medicina de ponta e completa”, complementa Dra. Dilma Tessari.

Atuação diferenciada na pandemia

Os números registrados na Unimed Nordeste-RS durante a pandemia denotam que as equipes do Complexo Hospitalar Unimed contribuíram para os melhores desfechos dos tratamentos. Dos 1.510 pacientes que foram internados no Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS, 81% teve alta, o que equivale a um percentual muito superior à média mundial.

“O nível de recuperação dos pacientes no Complexo foi excelente, se compararmos com os índices nacionais e mundiais, visto que muitos pacientes intubados ao longo do primeiro ano de pandemia morreram nos hospitais brasileiros em 2020”, compara Dr. Vicente Henrique Verdi.

As taxas positivas registradas na Unimed Nordeste-RS devem-se a múltiplos fatores. Entre os quais, podem ser destacadas a rapidez com que a instituição ampliou suas UTIs, chegando a ter 79 leitos para adultos, denotando uma ampla capacidade de se readequar rapidamente diante das necessidades (atualmente, o Complexo Hospitalar está com 40 leitos de UTI adultos e outros 20 pediátricos). Além disso, também estão entre os diferenciais as acreditações e as certificações que a instituição conquistou, que atestam que há qualidade nos serviços prestados, na estrutura e a aparelhagem, como o cateter de alto fluxo, que comprovadamente evitou procedimentos mais invasivos.

“Os pacientes ficam muito tempo intubados, em média 21 dias. Com o cateter nasal de alto fluxo, o tempo é entre sete e 10 dias. A equipe utiliza a terapia, retira os pacientes da UTI e libera a vaga para outro paciente que necessite de atendimento”, explica Paulo Finimundi, fisioterapeuta especialista em terapia intensiva e coordenador do grupo de reabilitação do Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS.

A qualidade da instituição também pode ser comprovada pelas certificações. Desde 2007, o serviço com a marca Unimed detém o título de “Acreditado com Excelência” concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pela principal metodologia de acreditação no Brasil, aprimorando a gestão, a qualidade e a segurança da assistência nas instituições acreditadas.

“E, em 2021, o Complexo Hospitalar Unimed tornou-se membro do programa internacional de certificação QMentum, que segue a metodologia de acreditação canadense reconhecida pela Health Standards Organization (HSO), maior Aliança Global para desenvolvimento e implantação de padrões de excelência em saúde. Além disso, em agosto de 2021, recebeu o reconhecimento de distinção do serviço de hemodinâmica nível diamante, conferido pela instituição acreditadora IQG. Reconhecimentos decorrentes de toda dedicação no cuidado completo que a equipe Unimed oferece aos seus clientes”, acrescenta Dr. Verdi.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais