Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Banco de Sangue de Caxias do Sul promove ações alusivas à Semana do Doador

por Isadora Helena Martins

A data tem o objetivo de valorizar quem já é doador e incentivar mais pessoas a aderirem à pratica

Foto: Mateus Argenta

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data tem como objetivo fazer um agradecimento a quem já é doador, mas sobretudo, incentivar mais pessoas a aderirem a essa prática que ajuda a salvar vidas.

Segundo dados do Ministério da Saúde somente 1,6% da população brasileira doa sangue. Isso significa um índice de 16 doadores para cada grupo de mil pessoas. Esta realidade é sentida pelo Banco de Sangue de Caxias do Sul, que fornece sangue para toda região da Serra e recebe em média 40 doações por dia. Em 2019, a meta do Banco é aumentar este número para 60 doações por dia para atender o aumento das demandas de transfusão de sangue na região.

Em entrevista no programa Em Alta desta quarta-feira, 21, a médica hematologista e diretora técnica do Banco de Sangue, Mariângela Moschen, falou sobre a Semana do Doador 2018 que encerra no dia 24 de novembro. Ouça a entrevista no link abaixo da foto. 

Ações do Hemocs 

Com cerca de 160 mil doadores cadastrados em seu banco de dados, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) cobre 100% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) na Serra Gaúcha. Por mês, pouco mais de mil bolsas de sangue são coletadas e distribuídas aos 49 municípios da região, beneficiando em torno de 1,1 milhão de pessoas.

Para agradecer aos doadores, o Hemocs promove nesta sexta-feira, 23, um acolhimento especial em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. Será montado um painel para os usuários tirarem fotos que posteriormente serão postadas na página do Hemocentro no Facebook. O objetivo é valorizar as pessoas que dedicam um pouco do seu tempo para ajudar a salvar inúmeras vidas.

Como ser doador

Para se cadastrar no Hemocs e ser um doador de sangue é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto e ter idade entre 18 e 69 anos. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos. Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos mediante a autorização formal dos pais ou responsável legal, acompanhada de cópia da carteira de trabalho ou cópia da identidade do responsável. Para todos os casos, é necessário pesar mais de 50 kg.

O Hemocs fica localizado na rua Ernesto Alves, 2260, no centro de Caxias do Sul. É aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, sem fechar ao meio dia, e aos sábados das 8h às 11h30.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais