Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Hospital Virvi Ramos , em Caxias, realiza três novas transfusões de plasma convalescente

por Pablo Ribeiro

32 pacientes já foram beneficiados pelo tratamento desde 26 de maio

Foto: Andréia Copini/SMS/Divulgação

Três pacientes diagnosticados com Covid-19, internados em Terapia Intensiva, foram beneficiados na última quarta-feira (19/08) pelo tratamento de plasma convalescente, realizado de forma pioneira no Estado pela equipe médica do Hospital Virvi Ramos, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (HEMOCS).

Em 85 dias, já são 32 pacientes que receberam a transfusão de plasma como forma de tratamento na instituição e que farão parte do estudo e pesquisa que estão em andamento, com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos.

Duas mulheres e um homem foram os últimos pacientes beneficiados. Uma das mulheres tem 73 anos, é natural de Caxias do Sul e está internada desde o dia 16 de agosto. Ela tem histórico de hipertensão arterial, diabetes e AVC (Acidente Vascular Cerebral) Prévio e recebeu uma bolsa de plasma de 192 ml. Seu doador de plasma é um homem de 35 anos, natural de Bento Gonçalves, que doou no dia 18 de agosto, quando estava há 43 dias sem sintomas.

O mesmo doador beneficiou o paciente masculino com duas bolsas de plasma, de 203 ml e 197 ml cada. O receptor é um homem de 49 anos, com histórico de hipertensão arterial, natural de Caxias do Sul, que está internado desde o dia 15 de agosto.

A outra paciente beneficiada com a transfusão de plasma é uma mulher caxiense, de 47 anos. Ela internou em 15 de agosto e possui diabetes, obesidade e hipertensão arterial. Ela recebeu duas bolsas de plasma de 227 ml e 185 ml cada, doadas no dia 18 de agosto, por um homem de 34 anos, natural de Farroupilha, que estava há 82 dias recuperado da doença quando fez a doação.

Desde a primeira transfusão, ocorrida em 26 de maio, todos os pacientes diagnosticados com a Covid-19 que necessitaram de Terapia Intensiva no Hospital Virvi Ramos receberam plasma, sempre com consentimento de familiares. 10 já tiveram alta e estão em casa, nove faleceram e outros 13 seguem recuperação internados em setor clínico ou de Terapia Intensiva. Três pacientes internados em UTI com diagnóstico confirmado aguardam confirmação de compatibilidade de tipagem sanguínea para serem beneficiados pelo tratamento. Os plasmas já foram solicitados pelo Hospital junto ao Hemocs.

Desde o dia 22 de maio, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando a coleta de plasma convalescente. A terapia foi instalada como uma alternativa de tratamento para o coronavírus (Covid-19), através do plasma coletado de pessoas que testaram positivo para a doença e estão recuperados há no mínimo 28 dias.

Até o momento, 32 pacientes já se beneficiaram do tratamento de plasma convalescente no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul. A seleção dos doadores de plasma é feita pelo Hemocs e passa por avaliação rigorosa.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do WhatsApp (54) 9929-7491. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e aos sábados das 8h até 12h, na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.

 

Plasma por doação de sangue convencional

Para doação de plasma por meio do chamado “sangue total”, que se refere à doação convencional de sangue, é necessário ter testado positivo para Covid-19, pelo exame PCR ou teste sorológico, o que confirma que o indivíduo foi infectado, além de estar recuperado e sem sintomas há, no mínimo, 28 dias.

Podem doar homens e mulheres, entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. No caso das mulheres, serão aceitas para doação aquelas que tiveram até duas gestações ou abortos. Na doação, ocorre a realização do teste sorológico para a detecção dos anticorpos. O plasma é destinado para uso compassivo.

 

Plasma por doação por aférese

Na doação por aférese, alguns pontos divergem do método através do sangue total. Também é necessário ter testado positivo para Covid-19, pelo exame PCR ou teste sorológico, e estar recuperado e sem sintomas há no mínimo 28 dias.

No caso dos homens, podem doar aqueles entre 18 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. Há uma realização prévia de teste sorológico para detecção dos anticorpos e bloco sorológico. O plasma é destinado para o projeto de pesquisa junto ao Hospital Virvi Ramos (o projeto de estudo aprovado contempla apenas homens).

Para as mulheres, a idade é de 18 até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Também serão aceitas mulheres que tiveram até duas gestações ou abortos. Ocorre, igualmente, a realização prévia do teste sorológico para detecção dos anticorpos e bloco sorológico. O plasma é destinado para uso compassivo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais