Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Campanha de Vacinação para adolescentes inicia em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Iniciativa é destinada a jovens entre 10 e 19 anos e prossegue até sexta-feira

Foto: Mateus Argenta

A Vigilância Epidemiológica informa que começou, nesta segunda-feira, 21, a Semana de Vacinação do Adolescente 2017, que tem por objetivo resgatar a cobertura vacinal deste público. Devem ser vacinados adolescentes entre 10 e 19 anos.

Estarão disponíveis para aplicação as vacinas de Hepatite B; Difteria e Tétano; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; HPV e Meningo C. As doses estão disponíveis nas 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Para a imunização, é necessária a apresentação do cartão de vacinas. A Semana de Vacinação do Adolescente prossegue até sexta-feira, 25.

Saiba mais sobre como deve ser a aplicação de cada imunização disponível:

VACINA HEPATITE B (RECOMBINANTE): será administrada em adolescentes não vacinados ou sem comprovante de vacinação anterior, seguindo o esquema de três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Aqueles com esquema incompleto, deverão completar o esquema. A vacina também é indicada para gestantes não vacinadas.

VACINA ADSORVIDA DIFTERIA E TÉTANO - dT (Dupla adulto): destinada para adolescente sem vacinação anteriormente ou sem comprovação de três doses da vacina. O intervalo entre as doses é de 60 dias e no mínimo de 30 dias. Os vacinados anteriormente com três doses das vacinas DTP, DT ou dT devem receber reforço a cada dez anos após a data da última dose. Em situações de ferimentos graves, a dose de reforço deve ser antecipada, caso a última dose tenha sido administrada há mais de cinco anos.

VACINA FEBRE AMARELA: são consideradas imunizadas as pessoas que comprovam uma dose de vacina realizada partir dos nove meses de idade. O Brasil segue orientações da Organização Mundial de Saúde e o Regulamento Sanitário Internacional, considerando a vacina febre amarela como de imunidade permanente, sem necessidade de revacinação.Precaução: A vacina é contra indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando. Nesses casos, deve-se buscar orientação médica do risco epidemiológico e da indicação da vacina.

VACINA SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA – SCR: será considerado vacinado o adolescente que comprovar o esquema de duas doses. Se for apresentada comprovação de apenas uma dose, será aplicada a segunda dose. O intervalo entre as doses é de 30 dias.

VACINA MENINGO C: a finalidade da Vacina Meningocócica-C é reforçar a proteção contra meningite (causada pelo Meningococo-C), uma vez que, com o passar dos anos, pode haver diminuição da proteção após a imunização, que acontece na infância. A dose será aplicada em meninos e meninas, de 12 e 13 anos. No Brasil, a doença meningocócica está presente, com ocorrência de surtos esporádicos. O meningococo é a principal causa de meningite bacteriana no país e acomete indivíduos de todas as faixas etárias.

VACINA HPV: o objetivo é a prevenção de verrugas genitais e do câncer genital masculino e feminino. Em 2017, a população alvo são meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. É indicado o esquema vacinal de duas doses, com intervalo mínimo de 6 meses entre a primeira e a segunda dose.

O Ministério da Saúde liberou a aplicação da vacina contra o HPV para jovens entre 15 e 26 anos. Conforme determinação do órgão federal, o esquema vacinal será composto de três doses, sendo a aplicação da segunda dose dois meses após a primeira e a terceira dose seis meses após a aplicação da segunda dose.

A vacina do HPV estará disponível para esse novo público-alvo até 30 de setembro ou enquanto durarem os estoques nas Unidades Básicas de Saúde. Após esse período, somente serão vacinadas meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais