Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Dentista explica a importância do teste da linguinha

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Diagnóstico precoce evita problemas para amamentar, deglutir, mastigar e falar

Foto: Divulgação

 

Existem graus variados de língua presa e a falta de diagnóstico precoce pode causar vários problemas, como dificuldade para amamentação nos bebês; e no futuro, crianças, jovens e adultos com dificuldade na mastigação, deglutição, alterações na fala, entre outros sintomas.

Segundo a dentista Rosane Dallagnol, o teste da linguinha é um exame simples e rápido que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos causados pela língua presa.  

O teste deve ser realizado nas primeiras 72h de vida até 30 dias no máximo. O diagnóstico verifica se há a necessidade de correção. Quanto maior a criança mais resistente e espesso se torna o freio. O procedimento em recém-nascidos é indolor e não sangra.

Todas as maternidades e hospitais do país são obrigados por força de lei (Lei 13.2004/2014) a realizar o Teste da Linguinha em bebês recém-nascidos.

Rosane Dallagnol, ampliou informações sobre o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã desta sexta-feira. Confira.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais