Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Atendimentos a idosos crescem no Centro de Saúde 60+ RS em Caxias do Sul

por Alice Corrêa

Ambulatório instalado no Hospital Virvi Ramos já soma mais de mil atendimentos e amplia cuidado especializado à população idosa

Foto: Alexia Casara

O número de ações voltadas à saúde da pessoa idosa tem apresentado crescimento gradual em Caxias do Sul por meio do Centro de Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa, integrante do Programa Saúde 60+ RS. O ambulatório funciona no Hospital Virvi Ramos, utilizando a estrutura já existente para a realização de exames laboratoriais e de imagem, o que facilita o acesso dos pacientes aos serviços e garante maior resolutividade no atendimento.

Atualmente, Caxias do Sul conta com mais de 84 mil idosos, público que passa a ser atendido de forma mais integrada e especializada. Entre os dias 13 de novembro de 2025 e 19 de janeiro de 2026, o serviço realizou 1.063 atendimentos em diversas áreas, como medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, farmácia e fisioterapia, além de ações de matriciamento e teleconsultas. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, em novembro, por se tratar do início do novo serviço, a agenda ainda não foi totalmente ocupada pela rede.

O ambulatório é voltado a idosos classificados como frágeis na atenção primária ou com diagnóstico de demência, oferecendo continuidade ao cuidado iniciado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A equipe multiprofissional é formada por especialistas em fisioterapia, serviço social, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e enfermagem, assegurando um atendimento integral e humanizado.

O encaminhamento dos pacientes ocorre por meio das equipes da atenção primária, com base em critérios técnicos, como o índice de vulnerabilidade clínico-funcional ou o diagnóstico de demência, garantindo que o serviço atenda quem realmente necessita de acompanhamento especializado.

Para o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, a implantação do programa representa um avanço significativo na política pública de cuidado com a população idosa.
“É um sonho transformado em realidade, com um trabalho diferenciado para idosos frágeis, que precisam de um atendimento especializado e contínuo. Vamos avançar ainda mais neste ano e nossos idosos terão um atendimento cada vez mais digno”, afirmou.

Entre os usuários atendidos está Benta Castro de Brito, de 77 anos, encaminhada pela UBS Cristo Redentor. Acompanhada pelo filho, Orides, ela realizou diversos exames em função de problemas de saúde como insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e cegueira bilateral.

“Queria agradecer pelo ótimo atendimento que minha mãe vem tendo, com todos os serviços concentrados em um local. Realmente foi uma excelente ideia, agora colocada em prática”, destacou Orides.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais