Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Surto de caxumba faz com que Secretaria da Saúde intensifique vacinação contra a doença

por Daniel Lucas Rodrigues

As vacinas são disponibilizadas nas 47 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h

Foto: Divulgação

Teve início nesta quarta-feira uma intensificação para a aplicação da vacina triviral na população. A ação ocorre devido ao aumento dos casos notificados de caxumba e da ocorrência de surto em Caxias do Sul. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, de janeiro a 15 de julho deste ano, foram diagnosticados 46 casos, 36 a mais do que todo o ano passado. Destes, 11 casos ocorreram no primeiro trimestre e 29 no segundo trimestre. Somente nos primeiros 15 dias de julho, seis novos casos foram diagnosticados.

Conforme Juliana Calloni, coordenadora da Vigilância Sanitária de Caxias, entre as faixas etárias mais afetadas estão a dos 15 aos 19 anos, com 14 casos; dos 20 aos 34 anos, com 11 casos e dos 35 aos 49 anos com 10 casos. (Confira noáudio)

As vacinas são disponibilizadas nas 47 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h, principalmente para adolescentes e adultos não vacinados, uma vez que estão na faixa etária mais acometida pela doença. A caxumba é uma doença viral aguda, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais