Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Vigilância Ambiental em Saúde confirma morte de bugios por febre amarela no interior de Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Dois macacos tiveram a infecção detectada pela Secretaria Estadual da Saúde. Resultados de outros quatro testes são aguardados.

Foto: Divulgação / Vigilância Ambiental em Saúde

A Vigilância Ambiental em Saúde de Caxias do Sul confirmou, nesta terça-feira (20), que dois bugios encontrados mortos no interior do município estavam infectados com febre amarela. Os laudos positivos foram emitidos pela Secretaria Estadual da Saúde. Ainda são aguardados os resultados de testes em outros quatro macacos.

Os seis animais foram localizados desde o início do mês de abril por moradores em diferentes pontos de Fazenda Souza e Criúva. Outros onze macacos também foram localizados sem vida, mas não foi possível coletar material para exames. Segundo a Vigilância em Saúde, macacos podem se contaminar e morrer de febre amarela e/ou raiva. O que preocupa as autoridades sanitárias é que ambas as doenças podem ser transmitidas a humanos. 

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de vacinação. Pessoas que já fizeram a dose não precisam mais aplicá-la, já que a imunidade é permanente. Para os que ainda não fizeram, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aplicam as vacinas às quartas-feiras. Essa limitação de dia ocorre devido à curta validade do imunizante, assim, os frascos são abertos para aplicação apenas uma vez por semana.

Já a vacina da raiva é agendada pelas UBSs, conforme avaliação após casos de seres humanos que sofrem agressões de animais como mordeduras, arranhaduras ou lambeduras de ferimentos e mucosas.

Casos de macacos encontrados mortos podem ser informados diretamente para a Vigilância Ambiental em Saúde pelo telefone (54) 3202-1438, das 8h às 17h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais