Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Mutirão de cirurgias segue até o final do mês, em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

A medida busca diminuir a fila de espera para procedimentos que não são considerados de urgência

Foto: Divulgação

Um mutirão de cirurgias eletivas é a nova proposta da Prefeitura de Caxias do Sul para diminuir filas de espera nos serviços de saúde. A iniciativa deve contemplar 255 procedimentos até o fim de 2018. Ela abrange as áreas de ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, ortopedia, cirurgia geral e vascular, que estão entre as especialidades com maior demanda. Os atendimentos começaram em outubro e seguem até o fim de dezembro.

As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser programadas, ou seja, que não têm urgência. Elas são realizadas pelos hospitais Geral, Pompéia e Virvi Ramos. O mutirão, portanto, está ofertando cirurgias extras, para que haja real redução da fila de espera. Além das cerca de 375 cirurgias feitas mensalmente de forma habitual pelos hospitais, nas seis áreas contempladas no mutirão, serão feitas mais 255, o que corresponde a, aproximadamente, 85 cirurgias a mais por mês neste período. Em média, um aumento de 22%.

Os próprios hospitais estão chamando os usuários cujas cirurgias já foram autorizadas pela Secretaria Municipal da Saúde. A prioridade é por aqueles que aguardam há mais tempo. Até o momento, 204 cirurgias já foram feitas. Outras 50 devem ocorrer até o fim deste mês.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais