Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Outubro Rosa: UBSs abrem no sábado para realização de exames

por Clayton Camargo

Todas as unidades farão coleta de citopatológico e agendamento de mamografias, das 9h30 às 16h

Foto: Mateus Argenta/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que neste sábado (20/10), das 9h30 às 16h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para atendimento exclusivo às mulheres. Serão feitos agendamentos de mamografia, para mulheres a partir dos 40 anos, e coleta de exame citopatológico, visando à prevenção dos cânceres de mama e colo do útero.

A primeira-dama do município, Andrea Marchetto Guerra; o secretário interino da Saúde, Júlio César Freitas, e o diretor técnico do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Fernando Vivian, abrirão as atividades do dia na UBS Cruzeiro, às 9h30. A intenção da visita é acompanhar de perto a campanha e incentivar as equipes de trabalho e a comunidade.

Além das ações alusivas ao Outubro Rosa, as UBSs promoverão ações paralelas de promoção da saúde e do bem-estar e de aproximação com a comunidade. Entre as atividades, sessões de maquiagem, reiki, oficinas de chás, palestras rápidas de temas diversos, orientações de saúde bucal, entre outras.

Programa municipal monitora pacientes com suspeita de câncer de mama

Em Caxias do Sul, no ano passado, 72 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama. O Programa Municipal de Vigilância e Detecção Precoce do Câncer de Mama (Vigimama) monitora usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que se submeteram a exames preventivos cujos resultados apresentaram forte suspeita desse tipo de tumor. Atualmente, 1.034 pacientes são monitoradas pelo Vigimama.

Desde a implantação do programa, em 2007, 80 pacientes acompanhadas faleceram. Das mulheres cadastradas no Vigimama e diagnosticadas com câncer, 34,64% têm menos de 50 anos de idade.

A oferta de mamografias na rede pública municipal para as mulheres a partir dos 40 anos é um diferencial de Caxias do Sul, já que o Ministério da Saúde recomenda o exame a partir dos 50 anos. Esta é uma medida de extrema importância, tendo em vista o percentual de quase 35% de casos de câncer de mama diagnosticados em pacientes na faixa etária de 40 a 50 anos no município.

Até setembro, o município ofertava aproximadamente 1.065 mamografias por mês. A partir outubro, mais 590 exames mensais foram disponibilizados às mulheres, totalizando 1.655. O investimento da Secretaria Municipal da Saúde no rastreio e tratamento do câncer de mama é de R$ 4,6 milhões por ano.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais