Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Mais de 22 mil pessoas faltam a consultas agendadas nas UBS’s no primeiro semestre do ano

por Rodrigo Fischer

Fátima Baixa, São José, Desvio Rizzo e Planalto Rio Branco lideram o ranking de unidades básicas com maior índice no período

Foto: Divulgação

Mais de 22 mil usuários não compareceram a consultas agendadas em uma das 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, de janeiro a junho desse ano. O número representa 7,3% do total de 303,1 mil atendimentos ofertados no período.

As UBS’s Fátima Baixa, São José, Desvio Rizzo e Planalto Rio Branco lideram o ranking de serviços com maior índice de absenteísmo do semestre, com percentuais que variam de 12% a 13%, aproximadamente. Já Belo Horizonte, Vila Cristina, Criúva e Vila Lobos registram as mais baixas taxas de ausência, de 0,9% a 2,9%.

O balanço considera todos os atendimentos que podem ser agendados na rede básica de saúde, exceto os odontológicos. São eles: consultas com médicos clínicos, pediatras e ginecologistas, enfermeiros e, nas UBS’s em que estão disponíveis, demais profissionais de apoio como nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros.

Na rede especializada, ausências somam 13 mil de janeiro a junho

No primeiro semestre deste ano, quase 13 mil consultas foram perdidas no Centro Especializado de Saúde (CES) devido a faltas de usuários. O número representa 17,45% do total de 73,9 mil atendimentos agendados de janeiro a junho de 2019.

Entre 24 especialidades ofertadas no serviço, as que apresentam um maior índice de ausência nesse período são: homeopatia, com uma média de 29,8%, seguido de fonoaudiologia (23,3%) e dermatologia (20,8%). Também chama a atenção o alto índice de absenteísmo em áreas de grande demanda, como ortopedia e neurologia, variando de 17% a 19%.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais