Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe imuniza mais de 4 mil pessoas em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

O Dia D de Vacinação será 4 de maio

Foto: Divulgação / Mateus Argenta

A Prefeitura de Caxias do Sul divulgou o primeiro balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no município. Segundo as informações, mais de 4,4 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas, desde o início da Campanha, em 10 de abril até esta quinta-feira (18). A mobilização priorizou gestantes e crianças de seis meses a cinco anos. A partir de segunda-feira (22), a vacinação será aberta também aos demais grupos prioritários.

Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do total de doses administradas, 3,7 mil foram em crianças e 700 em mulheres grávidas. Os números correspondem, respectivamente, a 12% e 15% da meta estabelecida para essa população. Os números representam uma ampliação da cobertura vacinal em relação ao ano passado quando na primeira semana de vacinação, só 5% das crianças e 8% das gestantes haviam sido vacinadas.

Além da imunização contra a gripe, durante a campanha, está sendo feita a atualização da vacinação das crianças e gestantes. Isso significa que as doses pendentes estão sendo aplicadas. Portanto, é importante apresentar o Cartão de Vacinação.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, gestantes, crianças de seis meses a cinco anos, professores, povos indígenas, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, população privada de liberdade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A campanha segue até 31 de maio.

As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h.O Dia D será realizado em 4 de maio. Nesta data, um sábado, todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h, exclusivamente para vacinação do público-alvo. A meta é imunizar 90% da população de cada grupo prioritário. A estimativa da Vigilância Epidemiológica é vacinar 126,9 mil pessoas em Caxias do Sul.

Serviço

Vacinação para os grupos prioritários: 22 de abril a 31 de maio
Locais: Unidades Básicas de Saúde
Horários: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h
O que levar: para receber a vacina, os idosos devem apresentar documento que ateste a idade; as crianças, o Cartão de Vacinas; as mulheres grávidas, Cartão da Gestante; professores e profissionais da saúde, comprovante da profissão (crachá ou carteira de trabalho). Já os doentes crônicos precisam apresentar receita médica especificando a enfermidade.

 

Dia D de vacinação: 04 de maio, sábado
Locais: Unidades Básicas de Saúde
Horário: 8h às 17h
Público-alvo: vacinação de todos os grupos prioritários

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais