Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Banco de Sangue de Caxias do Sul convoca doadores de sangue devido baixa nos estoques

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A pandemia do coronavírus causou redução de 50% nas doações. A instituição disponibiliza transporte para doadores

Foto: Divulgação

Com a pandemia do coronavírus a palavra de ordem das últimas semanas tem sido evitar aglomerações. O medo da doença também tem causado uma queda drástica nas doações de sangue. Segundo o Banco de Sangue de Caxias do Sul, a redução de doações diárias é de aproximadamente 50%. Essa situação tem causado uma uma diminuição vertiginosa nos estoques.

Conforme lembra o Médico Hematologista e Diretor do Banco, Guilherme Rasia Bosi, as enfermidades que demandam a transfusão de sangue seguem ocorrendo: “A gente tem que lembrar que as outras patologias, as emergências, os pacientes onco-hematológicos, traumas seguem acontecendo e esses pacientes seguem precisando de transfusões de sangue. E a gente nota, nessas últimas semanas, uma redução muito drástica no número de doações e isso nos preocupa porque temos esses pacientes para fazer o atendimento”.    

Bosi também lembra que fazer a doação de sangue é seguro: “Doação de sangue é mais seguro do que fazer compras no mercado atualmente, pois, as pessoas que estão no Banco de Sangue para fazer a doação são todas saudáveis”.  

Só o Banco de Sangue de Caxias do Sul atende a 16 hospitais da região, por isso a importância das doações. Para evitar aglomerações, o Banco de Sangue passou a disponibilizar três ambientes de espera, duas recepções separadas, duas salas de coleta de sangue e duas salas de lanche após a doação.

Os horários de agendamento também foram ampliados e a instituição passou a oferecer transporte para até três pessoas poderem se deslocar para realizar as doações. Para fazer o agendamento basta entrar em contato pelo telefone (54) 3027.8600 ou pelo Whatsapp (54) 99113.4710.

Ouça o depoimento do diretor do Banco de Sangue AQUI. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais