Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Em menos de 20 dias, Caxias já soma 23 focos do mosquito da dengue

por Isadora Helena Martins

No mesmo período do ano passado, foram encontrados cinco focos

Foto: Divulgação / Betânia Ramalho da Silva

A Vigilância Ambiental em Saúde divulgou nesta quarta-feira (19) que, até o momento, já foram encontrados 23 focos do mosquito transmissor da dengue em 2022. Os últimos nove foram encontrados na sexta-feira (14), em ação no bairro Cruzeiro. A cidade está em estado de alerta, visto que em 2021 neste mesmo período foram notificados apenas cinco focos.

O bairro Cruzeiro desde o ano passado é o local que concentra maior número de focos do Aedes aegypti. Por isso, na última sexta-feira (14) a Vigilância realizou uma ação de conscientização com os moradores, contabilizando 466 visitas em um único dia para procurar pontos de água parada e fornecer orientações. A ação também contou com uma tenda que foi montada ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro para orientações aos moradores, como exemplos de como tampar as caixas de água e outros locais que podem ter água parada, explicações sobre como a proliferação do mosquito acontece e a importância de combater o inseto.

Os agentes de combate às endemias seguem com o monitoramento periódico em 205 pontos estratégicos. A Vigilância Ambiental em Saúde pede também uma grande atenção da população em relação aos pneus que seguem sendo abandonados em via pública, acumulando água e criando focos do mosquito.

A Vigilância lembra que um foco positivo, ou seja, que tem a presença do mosquito, não é só um perigo para sua família como para toda Caxias do Sul, visto que o inseto não transmite apenas a dengue como também transmite a febre chikungunya e o zika vírus. Por este motivo, caso seja confirmado foco positivo, o responsável pelo local poderá estar sujeito a um processo administrativo com penas como advertência ou multa, dependendo de cada situação. Também solicita-se a colaboração denunciando para o Alô Caxias (156) residências, comércios e outros lugares com água parada.

Distribuição dos focos por bairro em 2022

  • Cruzeiro: 22
  • Pio X: 1
  •  

Orientações para evitar a proliferação

  • Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos
  • Recolher o lixo do pátio
  • Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca
  • Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los à Central de Armazenamento de Pneus Inservíveis da Codeca
  • Tampar caixas d’água
  • Colocar telas milimétricas em caixas d’águas descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos
  • Limpar as calhas
  • Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água
  • Eliminar os pratinhos das plantas

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais