Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Gilmar Padilha Flores, médico do Samu, é o primeiro vacinado contra a Covid-19 em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Miriam Sartor Pedroni, enfermeira da SMS, foi quem aplicou a dose no ato que ocorreu nesta terça-feira (19/01), nas dependências da UPA Central

Foto: Tua Rádio São Francisco/Rodrigo Fischer

Caxias do Sul iniciou a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (19/01), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. A solenidade começou às 14h e foi marcada pela imunização da primeira pessoa da cidade. Gilmar Padilha Flores, de 58 anos, cirurgião-plástico e médico do Serviço De Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ele foi coordenador do antigo Pronto Atendimento 24h, conhecido como Postão, e atuou na fundação do Samu, sendo o primeiro médico-plantonista do serviço. Ele conta que soube que seria o primeiro vacinado nesta segunda-feira (18), após passar um período de férias de 15 dias. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entrou em contato com Flores pela noite e fez o convite. O médico vê como um presente ser chamado para entrar para a história. (Ouça a entrevista dele AQUI).

A responsável pela aplicação foi a enfermeira da SMS, Miriam Sartor Pedroni, de 62 anos. Atuante há 23 anos no serviço público, ela trabalha no setor de Atenção à Saúde Bucal, coordenando o Programa Dente na Boca. Emocionada, Miriam fala que o pontapé para a campanha de vacinação é tão esperado por toda a comunidade, após muitos perderem pessoas que amam para a doença. Ela afirma que soube ser a escolhida na manhã desta segunda-feira (18) e disse que “levou um susto” com a informação. A notícia foi passada pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Argenta. (Ouça a entrevista dela AQUI).

A expectativa é que as cerca de 6 mil doses sejam distribuídas aos demais profissionais da saúde e moradores e funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais