Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Nova UBS Ana Rech será inaugurada na quinta-feira (21/12), em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Em função do processo de mudança para o novo prédio, não haverá atendimento na unidade antiga nos dias 19, 20 e 21/12 (terça a quinta-feira)

Foto: Rodrigo Rossi/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entrega a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Rech à comunidade na próxima quinta-feira (21/12). A solenidade de inauguração, aberta à comunidade, ocorre a partir das 18h30.

Em função do processo de mudança para o novo prédio, não haverá atendimento na UBS antiga nos dias 19, 20 e 21/12 (terça a quinta-feira). As consultas agendadas para essas datas ocorrerão na UBS Eldorado. A nova UBS, na Rua João Andriolo, 4607, Ana Rech, começa a atender na sexta-feira (22/12).

A construção da nova UBS era uma demanda antiga da comunidade, uma vez que o prédio onde a Unidade funciona atualmente foi erguido em 1982, inicialmente para atender a demandas administrativas. Ele foi adaptado para atender como estabelecimento de saúde e, com o crescimento da comunidade, já não comporta mais todas as demandas. O prédio a ser construído será alugado pela Prefeitura de Caxias do Sul pelo período de 15 anos, período, que poderá ser prorrogado.

A UBS foi erguida na modalidade conhecida como “build to suit”, na qual o vencedor do chamamento público constrói ou adapta um imóvel de acordo com a demanda do Município. Esse modelo é pioneiro em Caxias do Sul e foi definido pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde com o objetivo de diminuir gastos públicos. O projeto e a execução foram de responsabilidade de Jair Lunardi, vencedor do chamamento público e as obras tiveram fiscalização da Secretaria de Obras, com suporte da Secretaria da Saúde.

A estrutura atende aos requisitos de uma UBS de porte I, conforme determinado pelo Ministério da Saúde, e atende a todas as exigências e parâmetros do Ministério, como a Resolução RDC nº 50/ 2002, que dispõe sobre Vigilância Sanitária, e NBR 9050/20, sobre acessibilidade, bem como dispõe de PPCI.

A nova UBS tem três consultórios médicos (sendo um deles para atendimento ginecológico, com sanitário anexo), dois sanitários adaptados para PCD, sala de observação e procedimentos, sala de imunização, farmácia, sala para atividades em grupo, sala de curativos, consultório odontológico e outros ambientes, somando 337,10 metros quadrados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais