Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Campanha busca conscientizar sobre a importância da prevenção ao uso de álcool na gestação

Baixar Áudio por Beverli Rocha

No Brasil, o apoio à ação é da da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica

Foto: Divulgação

Reconhecendo o consumo de álcool na gestação como um problema de saúde pública, a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 9 de setembro como o Dia Internacional de alerta sobre os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal. Desde então, aproximadamente 60 organizações de 30 países diferentes se uniram para promover a campanha “Too Young to Drink” (Jovem demais para beber). O objetivo é conscientizar sobre os efeitos negativos do álcool durante a gravidez.

 A Síndrome Alcoólica Fetal (popularmente conhecida como SAF) tem como sintomas o baixo peso e baixa estatura e com microcefalia (redução do perímetro cefálico) ao nascimento, além de uma série de outras alterações, tais como: anormalidades craniofaciais, alterações cognitivas e comportamentais, malformações no sistema nervoso central, baixa estatura, dentre outras alterações, principalmente cardíacas, oculares, renais e de coluna vertebral.

A diretora da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Débora Gusmão Melo, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã desta quarta-feira. Confira na íntegra.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais